Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) está realizando auditoria em todas as suas regionais para verificar os procedimentos operacionais das atividades de monitoramento da mosca da carambola, a fim de manter a prevenção desta praga no Tocantins. Já foram atendidas as regionais de Formoso e Araguatins.

Segundo o responsável técnico pelo Programa Estadual de Fruticultura da Adapec, Helcids de Sá Reis, a auditoria tem como objetivo verificar o cumprimento da Instrução Normativa n° 28, de 20 de julho de 2021 e sanar as inconformidades através da geração de relatório no final da auditoria. “A mosca da carambola é uma praga quarentenária presente que ataca espécies frutíferas e pode causar grandes prejuízos econômicos, por isso, a Adapec faz o monitoramento desta praga, que é uma medida essencial para evitar a entrada dela no Estado”, ressalta Helcids

De acordo com a Adapec, o Estado possui mais de 100 armadilhas espalhadas em todas as regiões, onde é feito quinzenalmente, o monitoramento para verificar se há ou não a presença da praga com a substituição do feromônio e troca do piso adesivo nestas armadilhas.

O Tocantins possui status de área sem ocorrência da praga, porém, está classificado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com nível de alto risco por fazer fronteira com o estado do Pará que possui um foco com a presença da mosca da carambola na divisa com o estado do Amapá.

Mosca da carambola

A mosca da carambola é caracterizada como praga quarentenária presente no Brasil, e sua dispersão pode causar grandes prejuízos econômicos. A praga causa danos não apenas na carambola, mas em diversas outras frutas como goiaba, acerola, tangerina, caju, pitanga, entre outras.