Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Dicom SSP

Foto: Dicom SSP

A Divisão Especializada de Repressão à Corrupção (Decor), por meio do delegado de Polícia, Rodrigo Saud Anturiano, concluiu o 1º Inquérito Policial da Operação Jogo Limpo, que apura um esquema criminoso de desvios de recursos públicos no âmbito da Prefeitura de Palmas, especificamente na Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Palmas (Fundesportes) e na Secretaria de Governo e Relações Institucionais de Palmas (Segri/Segov).

Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP/TO), as investigações apontam que o desvio de recursos se aproxima de R$ 8 milhões e que entidades sem fins lucrativos eram utilizadas com a finalidade de promover eventos esportivos e culturais de forma fraudulenta, através de convênios firmados no ano de 2014. Foram duas operações ostensivas deflagradas, até o momento, resultando em 50 prisões temporárias e 64 buscas e apreensões. As cautelares tiveram como alvos empresários, políticos e diretores de entidades do terceiro setor.

Este 1º Inquérito Policial individualizou as condutas relativas aos desvios de recursos públicos relacionados ao convênio 024/2014, firmado entre a Secretaria de Governo e Relações Institucionais de Palmas e a Associação dos Moradores do Bairro Santa fé I (Assofé), no valor de R$ 215.000,00, cujo o objetivo era a realização do “Torneio integração Palmas”. Segundo a SSP/TO, foram indiciadas 10 pessoas pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro, dentre empresários, políticos, operadores do esquema e pessoas interpostas utilizadas para ocultação de valores. Nenhum nome foi divulgado. 

Diante da conclusão do inquérito, a Polícia Civil reforça à sociedade tocantinense o seu compromisso com a repressão da corrupção em todos os âmbitos da administração pública.