O Inventário do Turismo de Araguaína será apresentado na próxima quarta-feira, 23, no campus da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), no Setor Cimba, às 19 horas. O levantamento é uma realização da Prefeitura de Araguaína em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), para auxiliar no desenvolvimento do setor econômico. O evento é aberto ao público e reunirá empresários, professores e estudantes de turismo de toda região.
O inventário trará um mapeamento dos principais pontos turísticos da região e potencialidades de negócio para o setor. “Iremos enxergar um novo contexto, como o turismo de aventuras e o ecológico, que são tendência de turismo global. Fazemos parte da Amazônia legal, aqui é onde o bioma cerrado se encontra com o bioma amazônico, repleto de belezas naturais e diversidades em fauna e flora típicos de nossa região", explicou o secretário executivo do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Helter Dantas.
De acordo com o gerente regional do Sebrae, Joaquim Quinta Neto, o próximo passo é a promoção dos destinos. “A intenção é que Araguaína seja a cidade receptora e indutora do turismo local e regional, como a Chapada das Mesas, praias do Garimpinho e as cachoeiras de Wanderlândia”. O estudo foi feito por meio da internet e in loco em toda região, inclusive em locais onde ainda não há infraestrutura.
Investimentos no turismo
A Prefeitura vem investido em várias frentes para impulsionar o turismo, como a modernização do Aeroporto Regional de Araguaína, que tem quase 60% das obras desta primeira etapa já executada. Entre as melhorias está a implantação do PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão), última exigência da Azul Linhas Aéreas para que opere voos a jato no município.
Já a construção do Centro de Convenções alcançou 80% de obra concluída. O local faz parte do Complexo de Turismo e Negócios da Via Lago, que tem objetivo de desenvolver econômica e socialmente a região. “Toda região já está sendo impulsionada. Nós vemos cada vez mais comércios na orla da Via Lago. Com a construção do Hotel Ibis e o novo shopping, que está sendo erguido do outro lado do Lago Azul, o movimento será ainda maior”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Regional.
Além disso, a Prefeitura de Araguaína deu início à construção do Centro de Canoagem. O novo polo esportivo terá estrutura para receber competições a nível nacional e treinamento de alunos que nunca tiveram contato com a modalidade olímpica ou mesmo atletas experientes que disputam premiações.