Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Joelma Cristina

Foto: Joelma Cristina

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (AL/TO), deputado Antonio Andrade, deu as boas-vindas aos novos soldados-alunos da Polícia Militar do Tocantins (PM-TO), em solenidade na tarde desta segunda-feira, 21.

A cerimônia contemplou mil aprovados em concurso público da Polícia Militar, entre 43 mil candidatos, e aconteceu na Praça dos Girassóis. Os praças serão capacitados em um curso superior de tecnologia em Segurança Pública, realizado em parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

Segundo o comandante geral da Polícia Militar, Cel Silva Neto, a participação da Assembleia e a atuação do presidente da Casa, deputado Antonio Andrade, foram fundamentais para viabilizar a realização do curso de formação dos novos praças.

Depois de parabenizar os alunos, Andrade (UB), lembrou que a capacitação foi possível graças ao empenho dos deputados estaduais, que contribuíram com emendas parlamentares ao orçamento.

Andrade lembrou também da lei aprovada na Assembleia que aumentou a idade máxima para o ingresso na PM, de 30 para 32 anos, como resultado obtido por deputados para a área da Segurança Pública.

“O Legislativo Estadual nunca fugiu à sua responsabilidade. Sabemos que parte das cidades estão desassistidas. Portanto, nosso trabalho é para levar a segurança pública para todo o Tocantins”, explicou.

De acordo com Wanderlei Barbosa, hoje o Tocantins conta com mais de 50 municípios sem policiamento diário em razão da carência de efetivo na PM. “Nós queremos homens e mulheres que possam prestar um serviço de qualidade para a população”, disse o governador.

Além do presidente Antônio Andrade, compareceram à solenidade os deputados Ivory de Lira (PCdoB), Valderez Castelo Branco (PP), Valdemar Júnior (MDB), Professor Junior Geo (PROS), Amélio Cayres (SDD), Fabion Gomes (PL), Cleiton Cardoso (PTC), Léo Barbosa (SDD) e Vanda Monteiro (UB).