Representantes do Movimento Pró-BR-010 reúnem-se nessa terça-feira, 22, às 9 horas, em Araguaína, com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. Eles solicitarão ao representante do Governo Federal a elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia para implantação/pavimentação da rodovia entre Aparecida do Rio Negro e Goiatins e a inclusão da BR-010 no rol de obras prioritárias em 2022.
A reunião é intermediada pelo líder da Bancada Federal, deputado Osires Damaso (PSC) e pelo Senador Eduardo gomes (MDB).
O Pró-BR-010 vai representado por vários prefeitos, vereadores, produtores rurais e empresário e vai pedir também que a União assuma a TO-020, entre Palmas a Aparecida do Rio Negro e a TO-050, de Palmas a Silvanópolis, conforme Lei Estadual nº 3.286, aprovada na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, em 9 de novembro de 2017.
Benefícios
Em documento a ser entregue ao ministro, os representantes do movimento explicam que a pavimentação da BR-010 trará inúmeros benefícios ao Tocantins, já que a rodovia dá acesso às vias que levam à região turística do Jalapão, à região central do Matopiba e a muitas localidades que necessitam de estradas para se desenvolver.
Segundo eles, o trecho demandado é de aproximadamente 300 km, entre segmentos já pavimentados e sem cobertura asfáltica. De acordo com o DNIT/TO, neste momento essa parte da rodovia espera a contratação do projeto de engenharia, que antecipa a construção da obra.
A conclusão da BR-010, explica o movimento, desafogará a 153, em até 30%, e ajudará no abastecimento dos modais da Ferrovia Norte-Sul e da futura Hidrovia do rio Tocantins. Ela dará também melhor acesso e oportunidades aos moradores dos seguintes municípios, situados às margem direita do rio Tocantins: Aparecida do Rio Negro, Barra do Ouro, Chapada da Natividade, Porto Nacional, Goiatins, Itacajá, Itapiratins, Paranã, Pedro Afonso, Rio Sono, Santa Maria, Santa Rosa, Silvanópolis e a própria capital Palmas
No documento, eles informam que, juntos, esses municípios têm uma população de aproximadamente 500 mil habitantes e Produto Interno Bruto (PIB) superior a R$ 15 bilhões, que se multiplicaria com a construção/pavimentação da rodovia