Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Marcel de Paula

Foto: Marcel de Paula

Cerca de 300 kg de resíduos foram retirados das águas do Lago de Palmas numa ação conjunta realizada no último sábado, 19, por meio do programa Rios +Limpos, do Ministério do Meio Ambiente. A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) foi parceira da ação, que reuniu 116 voluntários, incluindo mergulhadores do Corpo de Bombeiros do Tocantins.

Para a diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, Erliette Gadotti, ações como essa são muito valiosas para conscientizar a população sobre a necessidade do descarte correto dos resíduos. “É fundamental que a população entenda que cada um de nós tem sua parcela de responsabilidade e isso inclui o uso sustentável e consciente das nossas praias e águas. Essa é uma das mensagens que queremos transmitir, com essa ação de educação ambiental tão importante”, afirmou. A diretora representou a secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Miyuki Hyashida, que cumpria agenda institucional em Manaus (AM), na ação.

Todo o resíduo recolhido das margens e águas do lago foram destinados à Cooperativa de Produção de Recicláveis do Tocantins (Cooperan), que realizou a triagem e separação do material para reciclagem e destinação correta. O diretor financeiro da Cooperan, Eusifran Abreu Neves, ressaltou que, “além da conscientização e do benefício para o meio ambiente, muita gente depende desse material para o seu sustento, então é vantagem também para a cooperativa”.

Foram parceiros na ação em Palmas, além da Semarh, o Exército Brasileiro, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Fundação de Meio Ambiente de Palmas (FMA), a Marinha do Brasil, a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), a Polícia Militar do Tocantins (PMTO), o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), a Cooperativa de Produção de Recicláveis do Tocantins (Cooperan) e a Associação dos Proprietários de Catamarã.

Rios+Limpos

O programa Rios +Limpos tem como objetivos: fomentar ações que promovam a despoluição dos rios e a melhoria da qualidade das águas; incentivar a realização de ações de limpeza e coleta de lixo em rios, lagos, lagoas e praias fluviais; promover ações para fomentar a implementação de sistemas de tratamento descentralizado de efluentes em áreas não atendidas pelos sistemas tradicionais; fomentar ações que visem ao reuso de efluentes no país; e disponibilizar dados e informações sobre a qualidade das águas e efluentes, promovendo a melhoria contínua da gestão.

Lançado há seis meses, o programa já mobilizou 775 voluntários, percorreu 141 quilômetros os rios Cuiabá, Araguaia, Tocantins, Paraíba e Pacaás Novos, e coletou de mais de 18 toneladas de resíduos. A iniciativa é um eixo da Agenda de Qualidade Urbana, coordenado pela Secretaria de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.