Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem

O Tocantins chegou a aplicar 23 mil doses de vacinas contra a covid-19 por dia e agora alcança pouco mais de 1.500. A informação é da gerente de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES/TO), Diandra Sena, que reforça a necessidade da população buscar as unidades de saúde para imunização contra a doença. Segundo ela, o Estado dispõe de doses.

“Já recebemos 3.157.635 doses de vacinas contra a covid-19, para todas as faixas etárias aptas à vacinação. No ano passado chegamos a aplicar mais de 23 mil doses por dia, agora este número baixou radicalmente, não chegando a 1.500 doses aplicadas no dia. A população precisa ajudar. Os imunizantes estão disponíveis, só com a ampliação da população vacinada que poderemos ter segurança”, afirma. 

Nova Remessa

O Ministério da Saúde (MS) envia ao Estado do Tocantins mais 15 mil doses pediátricas da Pfizer para fechamento de ciclo vacinal, com a aplicação da D2. As doses estão previstas para desembarcar em Palmas no fim da tarde desta terça-feira, 23.

Flexibilização 

Mesmo com a baixa procura, a vacinação tem alterado o cenário de impacto da doença no Estado e no mundo. O número de mortos reduziu consideravelmente e as unidades de UTI Covid encontram-se em situação de estabilidade. No Tocantins, o governador Wanderlei Barbosa, estabeleceu o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos. 

O governador destaca que com a ajuda da população é possível mudar os índices e voltar a uma normalidade. “Vimos que outros estados já noticiaram que iriam flexibilizar o uso de máscara em espaços abertos. A partir do momento que a população vai se vacinando, a segurança das pessoas vai retornando e também temos os indicadores nos hospitais no Tocantins. Diminuiu o número de óbitos de maneira significativa e também os números de infectados, graças à vacinação no Estado”, ressalta o governador Wanderlei.