Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-TO), com o intuito de contribuir com a melhoria nos diagnósticos referentes à investigação do câncer de mama, disponibilizou ao Hospital de Regional de Gurupi (HRG), um aparelho de ultrassonografia portátil. O equipamento tecnológico e totalmente digital, para aplicações de alto desempenho em exames de imagens. 

Com esse equipamento foi realizado nesta sexta-feira, 25, o primeiro procedimento de Biopsia Guiada por Ultrassonografia. O exame foi realizado em uma paciente de 48 anos, regulada pelo sistema estadual de saúde, para uma consulta de mama de rotina de primeira vez, onde foi detectado o nódulo no seio. Diante disso o médico mastologista realizou a ultrassonografia e coleta do material por meio da biópsia para análise.

De acordo com o diretor do HRG, Fernando Bezerra Mota, esse procedimento representa um grande avanço em relação à investigação de nódulos suspeitos nas mamas. “Antes era necessária uma intervenção cirúrgica para a retirada de parte considerável da mama e ser realizada uma análise, agora não. Percebemos assim, a evolução da saúde pública no Tocantins, o que traz grandes benefícios aos usuários do SUS”, explica o gestor.

O médico mastologista, Lourivan Araujo Coelho Junior, esclarece que “a biópsia mamária guiada por ultrassonografia permite a retirada de uma amostra das mamas, utilizando uma pequena agulha que aspira e coleta pequena quantidade de tecido, permitindo analisar as células. Para maior precisão, a agulha é guiada por ultrassom em tempo real, permitindo visualizar estruturas mamárias e o local de interesse com precisão”.

Ainda segundo o médico a aquisição do ultrassom para o setor de mamografia do HRG foi de suma importância, para somar e ajudar os pacientes com lesões da mama, possibilitando uma avaliação direcionada de acordo com a queixa já no momento da consulta. “Com o exame facilita a avaliação das lesões, auxilia a identificação dos casos suspeitos e consequentemente no diagnóstico. Toda a equipe do setor de mamografia agradece por essa conquista” finaliza.

Câncer de mama

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos estimados em 2021. O câncer de mama é também a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. Estudos apontam que essas taxas se mantêm elevadas porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados.