Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem

Para maior acesso da população de Palmas às vacinas contra a covid-19, a Prefeitura de Palmas elaborou um cronograma de vacinação para este fim de semana. Neste sábado, 26, os usuários acima de 12 anos de idade podem buscar a imunização das 08 às 12 horas, no ponto de partida do Passeio Ciclístico Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, no Clube dos Oficiais (em frente a AABB); Atacadão, próximo ao Terminal Rodoviário de Palmas, das 13 às 19 horas; e na USF Walterly Wagner, no Taquaruçu Wagner, das 8 às 15 horas. As crianças de 5 a 11 anos receberão a vacina na Unidade de Saúde da Família (USF) da ARSE 101 (1004 Sul). 

No domingo, 27, as doses dos imunizantes da covid-19 serão oferecidas das 8 às 12 nas Feiras do Jardim Aureny e da ARNO 33 (307 Norte). Além da vacinação, a ação nas feiras também oferecerá testagem para Covid-19.  

Para ter acesso aos atendimentos da ação, a população deve comparecer ao local com documentos pessoais (RG e CPF), cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e cartão de vacina. No local serão oferecidas a primeira, a segunda e a dose de reforço contra a Covid-19. 

Vacinação Infantil

A vacinação do público infantil (5 até 11 anos) ocorre por demanda espontânea e também por agendamento em unidades específicas. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) orienta que, além dos documentos já informados, o termo de consentimento (disponível no site Vacina Já ou nas Unidades de Saúde) deve ser assinado na ausência do pai ou da mãe. No caso das crianças com comorbidade é necessário apresentar laudo médico.

A Semus informa que as vacinas utilizadas para crianças são a Pfizer Pediátrica (tampa laranja) e a Coronavac, que é a mesma vacina para adultos e crianças.

Segunda dose e reforço

A dose de reforço está disponível para a população acima de 18 anos e adolescentes com mais de 12 anos que sejam imunossuprimidos. O reforço deve ser aplicado a partir do quarto mês em que a pessoa recebeu a segunda dose. Já os imunizantes da Covid-19 para primeira e segunda doses podem ser aplicados em adolescentes acima de 12 anos, com e sem comorbidade. Para imunossuprimidos, o esquema vacinal é o seguinte: após 28 dias da aplicação da segunda dose, a pessoa recebe a adicional e, posteriormente, no intervalo de quatro meses, a dose de reforço.

Programação 

Sábado, 26

 - Passeio Ciclístico Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, no Clube dos Oficiais (em frente a AABB) - 8h às 12h 

- Atacadão (Próximo ao Terminal Rodoviário de Palmas) - 13 às 19 horas 

- USF Walterly Wagner - Taquaruçu Grande - das 8 às 15 horas

- USF da ARSE 101 (1004 Sul) - Vacinação exclusiva infantil 8 às 17 horas

Domingo, 27 

- Feira da ARNO 33 (307 Norte) - 8 às 12 horas (Vacinação e Testagem)

- Feira da Aureny l - 8 às 12 horas (Vacinação e Testagem) (Secom Palmas)