Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) ofereceu, na sexta-feira, 25, denúncia criminal contra o pecuarista Lincoln A. de R. S., de 64 anos, pela tentativa de homicídio de três servidores da saúde do município de Santa Maria do Tocantins. O crime aconteceu em 24 de dezembro do ano passado.

Consta na denúncia que, no dia do crime, o acusado, de posse de duas armas de fogo e uma balestra (uma arma com um arco e flechas) dirigiu-se até o posto de saúde municipal para matar o médico Ricardo Magno de Miranda, motivado pelo ciúme provocado pelo contato de sua esposa com a vítima e pelo suposto mau atendimento de saúde prestado.

Ao chegar na unidade de saúde, Lincoln tentou ser atendido pelo médico e não conseguindo, decidiu esperá-lo na saída da unidade. Ao avistá-lo fez disparos, mas o médico conseguiu adentrar novamente as instalações.

Em perseguição, o acusado se deparou com a enfermeira Berenice Pereira Bequiman e, após esta se trancar dentro de uma sala, atirou contra a porta, acertando a sua mão. Já em fuga, fez disparos também na direção da auxiliar odontológica Ligia Pagan, não consumando o crime por circunstâncias alheias a sua vontade.

O acusado foi abordado pela Polícia Militar quando tentava sair da cidade, e resistindo à prisão, ainda fez ameaças e efetuou disparos em via pública.

Tribunal do Júri

Em razão dos crimes, a denúncia criminal, assinada pela promotora de Justiça Isabelle Figueiredo, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Pedro Afonso, requer que o acusado seja levado a Júri Popular e condenado por tentativa de homicídio das vítimas Ricardo Magno de Miranda, Berenice Pereira Bequiman e Ligia Pagan, qualificado por motivo fútil e recurso que dificultou a defesa das vítimas.

Além disso, pede a condenação pelos crimes de ameaça, desacato e resistência à prisão perpetrados contra os policiais no ato da prisão.