Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta quinta-feira, 31, alerta laranja para chuvas intensas na região do Bico do Papagaio, com validade de 09h59min desta quinta até as 10 horas do dia 1° de abril. 

De acordo com o Inmet, são previstas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h).Há também risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Alerta Amarelo

O Inmet também divulgou alerta amarelo, com validade de 10h17min de 31/03 a 1°/04, compreendendo boa parte do Estado, conforme a imagem a seguir:

O aviso compreende Palmas, Araguaína, Gurupi, Colinas do Tocantins, Abreulândia, Aliança do Tocantins, Alvorada, Aparecida do Rio Negro, Bandeirantes do Tocantins, Barrolândia, Campos Lindos,  Guaraí, Oliveira de Fátima, Pedro Afonso, dentre muitos outros. 

No alerta amarelo são previstas chuvas intensas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos (40-60 km/h), com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Dentre as instruções, estão:

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);

> Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

> Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;

> Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Alertas 

Há três tipos de alertas emitidos pelo Inmet- amarelo, laranja e vermelho. O amarelo representa situação meteorológica potencialmente perigosa. O laranja representa situação meteorológica perigosa. O vermelho representa situação meteorológica de grande perigo- o de maior severidade entre todos os alertas.

Os alertas podem ser verificados na página online do Inmet (alertas2.inmet.gov.br).