Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Acontece nessa sexta-feira, dia 1º de abril, o coquetel de lançamento da 2ª etapa do projeto 'Janela do Vale' e a 1ª etapa do projeto 'Caminhos de Taquaruçu', ambos do Instituto Raizama. O evento, para convidados, acontece a partir das 19h na Pousada Aldeia da Serra em Taquaruçu e contará com a intervenção artística de Binho Ribeiro, pioneiro na arte em grafite com obras expostas em todo o mundo, e também do cantor e compositor Leo Chaves, que fará um Pocket Show para os convidados.

Os dois projetos idealizados pelo Instituto Raizama têm o apoio do Banco da Amazônia (Basa), da Funart, através do seu presidente, o procurador federal Tamoio Athayde Marcondes, e do Instituto Skate Cuida (ISC) do renomado skatista Bob Burnquist.

Sobre o Janela do Vale:

O Projeto Janelas do Vale é uma parceria do Instituto Raizama com o Banco da Amazônia, com foco no Turismo de Base Comunitária – TBC, da região de Taquaruçu. O TBC tem apelo no conhecimento tradicional local e se manifesta na gastronomia, artesanato, na biocultura. E a proposta de intervenção do Projeto Janela do Vale é justamente fortalecer o Turismo de Base Comunitária da região de Taquaruçu promovendo vitrines virtuais, dando visibilidade e alcance aos produtos para canais de divulgação e venda por meio da produção de videodocumentário e 10 lojas virtuais criando oportunidade para fomentar novo um segmento do turismo, gerando renda por meio de compartilhamento do negócio em redes sociais, youtube e WhatsApp.

Agora entra em ação a Segunda etapa do Janela do Vale. Nesta fase o projeto irá entrevistar pessoas que se destacam no meio turístico e artístico da região, compartilhando suas vivências e experiências, com a participação especial do cantor Leo Chaves que visitará algumas dessas iniciativas locais, extraindo suas histórias de vida através de um ciclo de entrevistas e roda de conversa em uma produção audiovisual. Toda ação será gravada e será utilizada em um documentário histórico para Taquaruçu.

Sobre o Caminhos de Taquaruçu:

A proposta de intervenção do Projeto Caminhos de Taquaruçu também é fortalecer o Turismo de Base Comunitária da região de Taquaruçu e assim promover a identificação, nivelamento, organização e divulgação de iniciativas do turismo de base comunitária da região do distrito que nos últimos 10 anos passou a ganhar visibilidade regional, nacional e internacional por sua posição geográfica, clima, gastronomia e principalmente pelo apelo das comunidades tradicionais pela produção e manejo sustentável de produtos de origem local. Dessa forma o projeto deve destacar algumas iniciativas que deverão ganhar mais visibilidade por meio da criação de vitrines virtuais por meio do site do instituto Raizama por meio do qual deverá expor seu produto, gerando oportunidade da inclusão no roteiro turístico de visitação na região de Taquaruçu.

Com apoio da Funart, através do seu presidente, o procurador federal Tamoio Athayde Marcondes, e do Instituto Skate Cuida (ISC) e do renomado skatista Bob Burnquist (maior medalhista do XGames e ícone da cultura do skate no Brasil e no mundo), será construído um Skate Park inédito tanto em Palmas quanto em Taquaruçu.

O projeto Skate Cuida atenderá crianças e adolescente entre 6 e 17 anos 2 vezes por semana com aulas de skate, alimentação gratuita, horta comunitária, vídeo aula e cesta básica, além de apoio psicológico. O projeto será executado na sede do Instituto Raizama por instrutor habilitado, com duração mínima de um ano. O ISC acredita na formação do skatista-cidadão através do incentivo à prática e valores do esporte, cuidados com a saúde, ao diálogo e autodisciplina.

Sobre o Instituto Raizama:

O Instituto Raizama foi constituído no ano de 2012 em Palmas-TO e tem como princípio a conciliação entre o desenvolvimento sustentável e a conservação da natureza, o respeito aos interesses das populações tradicionais, sobretudo as populações indígenas, o respeito aos direitos humanos, repúdio aos preconceitos e discriminação de qualquer natureza, o respeito a Constituição Federal unida e soberana do Brasil e aos princípios das Nações Unidas.