Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Lia Mara

Foto: Lia Mara

O ‘MudaClima”, programa de arborização e recuperação da fauna urbana é uma iniciativa da Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) que ganhou simpatia da população pelos bons resultados. Prova disso é a adesão espontânea de cidadãos e empresas nas atividades, a exemplo da Dínamo Engenharia, que nesta sexta-feira, 1º de abril, participa de um plantio de cerca de 800 árvores nas áreas verdes da Quadra Arse 72 (antiga 706 Sul).

Segundo o responsável pelo ‘MudaClima, o engenheiro agrônomo Roberto Campos, a empresa, embora não tenha adotado as áreas, fez questão de contribuir com o Programa. Além de participar diretamente do plantio, ainda doou horas máquinas para abertura das covas, e doou adubo e saquinhos para cultivo de mudas, no Viveiro Municipal, mantido pela FMA.

O Programa

O 'MudaClima' tem entre seus objetivos reforçar a adesão de Palmas à meta 13 dos 'Objetivos de Desenvolvimento Sustentável', propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que trata do Combate às Alterações Climáticas

A meta do Programa é ampliar as áreas arborizadas na Capital e recuperar áreas degradadas. O ‘MudaClima’ também pretende dar continuidade a ações anteriores do Município, que tinham o objetivo de ampliar a presença de árvores, com plantios realizados em canteiros e áreas verdes.

O programa está executando a arborização de áreas e equipamentos públicos de uma mesma região, incluindo avenidas, áreas públicas e arredores de equipamentos públicos, quadras vizinhas, incluindo, assim praças, escolas, postos de saúde e outros espaços vizinhos às avenidas e áreas que serão atendidas pelo programa.