Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Uma nova temporada do espetáculo “Delírios de uma Vida Quarentenada” será apresentada neste sábado e domingo, 2 e 3. As apresentações são gratuitas e online, apresentadas por alunos do Curso de Teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT), transmitidas pelo canal do Curso de Licenciatura em Teatro da UFT - @teatrouft, às 19 horas.

A peça teatral se passa durante este período conturbado do isolamento. “Muitos de nós passamos por situações parecidas ao trabalhar online, no formato home office, entre flagras, estantes falsas, milhares de quilômetros que separam as pessoas, fusos horários diferentes, familiares interrompendo, internet ruim com falhas, quedas e cortes, quem nunca passou ou passa por isso?”, questiona a sinopse do espetáculo.

Misturando acontecimentos reais, com delírios imaginativos, os personagens passam por conversas, desabafos, fantasia e carnavalização, na busca de um bom momento durante essa pandemia. A iniciativa surgiu durante disciplina do Curso de Teatro da UFT, ministrada pelo professor mestre Gustavo Henrique. “O espetáculo foi criado, coletivamente, durante os ensaios. São situações que acontecem, diariamente, com todos nós e são um material rico para serem explorados cenicamente”, declarou o professor.

Projeto

O espetáculo foi apresentado ao vivo em 2021 e agora realizará duas sessões com versões diferentes da história. “Delírios de uma Vida Quarentenada” foi gravado direto do laboratório de encenação do Curso de Teatro da UFT, em Palmas, com a participação de dois atores em suas respectivas casas, em Manaus e no Rio de Janeiro.

A montagem foi realizada graças ao fomento realizado através da Lei Aldir Blanc por meio da Secretaria de Cultura e Turismo do Governo do Estado do Tocantins, Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal.