Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Tocantins tem 1.057.316 eleitores aptos a votar nas Eleições Gerais. Deste total, 14,5 mil são adolescentes com idades entre 15 e 17 anos. Os dados foram confirmados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/TO) e, para incentivar a participação dessas pessoas no processo eleitoral e conscientizá-las a respeito da importância do voto, a Justiça Eleitoral conta com um projeto permanente realizado no ambiente escolar. 

O “Agentes da democracia: formação de eleitores e políticos do futuro” fomenta o diálogo com os estudantes e, de forma descontraída, fala sobre temas como eleições, o valor do voto, os riscos da desinformação e a necessidade de participação de todos na vida política da sociedade.

“Dentre os vários aspectos que considero importante nas ações da Justiça Eleitoral, o primeiro é a questão da cidadania, inserir o jovem na política para criar consciência e poder escolher, estar definindo o seu futuro, é fundamental”, disse o servidor do Cartório da 29ª ZE, Michel Araújo Leão Moraes.

Ação na Escola Professora Elizangela 

A Justiça Eleitoral do Tocantins esteve presente nessa quinta-feira, 31, na Escola Estadual Professora Elizangela Glória Cardoso, na capital, realizando atendimento itinerante para os estudantes da unidade. Ao todo, 266 títulos de eleitores foram expedidos pela 29ª Zona Eleitoral de Palmas.

Os alunos ficaram animados com a ação itinerante. Para Rafaella Valente, de 17 anos, a participação dos jovens é muito importante nas eleições. “O título é importante para que os jovens participem mais das eleições, para que eles possam escolher a pessoa que vai governar o nosso país. É uma decisão que importa não apenas para os adultos, como para nós jovens, para sermos cada vez mais participativos nas decisões políticas do nosso país”, disse. “Eu me sinto importante em ser alguém que faz parte das escolhas do país”, completou a adolescente.

Durante a ação com foco no alistamento eleitoral (1º título), foram emitidos 127 novos títulos pela manhã e 139 no período da tarde, totalizando 266 atendimentos.

“Eu fiquei muito feliz de ter tirado o título, porque é uma forma de eu poder me expressar e votar em uma pessoa que realmente acho que fará bem para o nosso país”, falou a estudante Rebeca Oliveira Pires, de 15 anos.