Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participa nessa quinta-feira, 7, da abertura oficial da maior Feira Agrotecnológica da Região Sudeste do Tocantins, a Agrosudeste. O evento, que chega a sua 6ª edição, inicia nesta quarta-feira, 6, e segue até sábado, 9, no Colégio Agrícola de Almas.

O Chefe do Executivo Estadual ressalta a importância do Estado continuar incentivando eventos que promovam o desenvolvimento econômico e tecnológico do Tocantins. “Incentivar a realização de feiras agropecuárias movimenta o setor, o que automaticamente colabora com o crescimento do nosso Estado, e a Agrosudeste já chega a sua 6ª edição de sucesso, proporcionando esse ambiente de negócios e desenvolvimento tecnológico, impactando diretamente os 22 municípios que participam diretamente da feira. Isso tudo fortalece o nosso agronegócio e a nossa economia”, destaca.

O Governo do Tocantins também participa por meio de suas autarquias; o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) estará com um estande institucional, com técnicos aptos para atendimentos nas áreas de crédito rural, esclarecimentos e emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), orientação e encaminhamentos a respeito do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Programa Alimenta Brasil (PAB), que é a modalidade de compra direta com doação simultânea executada pelo órgão, além de palestras.

Já o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) estará ofertando os serviços do Orienta Naturatins que tem como objetivo orientar e dar celeridade aos processos dos usuários que utilizam os serviços do órgão. Os serviços que serão ofertados durante a feira são recursos florestais, licenciamento ambiental, CAR e outorgas d’água.

A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) também estarão participando, ofertando palestras durante toda a programação.  A programação completa pode ser conferida aqui  https://agrosudesteto.com.br/.

Agrosudeste

A feira tem por objetivo promover a implementação de tecnologias sustentáveis e o desenvolvimento rural da região sudeste com ênfase nas principais cadeias produtivas, além de promover o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem das escolas da região

Na edição de 2022, a feira vem com uma proposta de público de mais de 6 mil pessoas, apresentando quatro dias de campo com as seguintes cadeias: bovinocultura, piscicultura, fruticultura e horticultura. A feira vai contar com mais de 40 expositores, mais de quatro instituições financeiras, apresentações culturais, rádio indoor, mini-cursos, capacitações, atendimento exclusivo ao produtor e demais atividades.

A Agrosudeste envolve 22 municípios do Estado sendo eles: Almas, Dianópolis, Natividade, Porto Alegre do Tocantins, Chapada da Natividade, Taguatinga, Aurora do Tocantins, Conceição do Tocantins, Ponte Alta do Bom Jesus, Arraias, São Valério da Natividade, Santa Rosa do Tocantins, Pindorama, Lavandeira, Rio da Conceição, Novo Jardim, Taipas, Combinado, Novo Alegre, Paranã, Palmas e São Salvador. Também participam da feira produtores de outros estados como, Bahia, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul.