Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com mais de 5 mil alunos formados no Estado do Tocantins, a Universidade da Maturidade é um Programa de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e tem como proposta a melhoria da qualidade de vida dos idosos, oferecendo programas de disciplinas voltados ao envelhecer sadio e aquisição de novos conhecimentos. Em Paraíso, o programa já conta com mais de 60 inscrições e data marcada para o início das aulas.

Segundo o coordenador do projeto UMA/UFT polo de Paraíso, João Paulo Barreira de Sousa, o projeto já está implantado: “É um sonho que já existia há um tempo, e agora está instalado em Paraíso. A grande busca da UMA é trazer as pessoas mais velhas para dentro da universidade para retornar a motivação da vida, já que muitas dessas pessoas ficam em casa se sentindo inutilizadas por não participarem da vida social”.

O público alvo são as pessoas acima de 50 anos de idade, e a formação dura cerca de dois anos, podendo o aluno seguir na universidade, como auxiliar. Maria de Fátima Freitas é secretária, e foi uma das primeiras a realizar a inscrição para o Programa e está com boas expectativas: “Vai ser muito bom, preciso de algo para dar uma cara nova à vida, ocupar a mente”.

No polo de Paraíso, serão ofertados diversos programas de disciplinas como Empreendedorismo na Maturidade; Novas Tecnologias na Maturidade e Alimentação Saudável. Os encontros acontecerão às terças e quintas-feiras das 14h às 17h em local provisório, até a sede oficial ser reformada. O início das aulas em Paraíso está previsto para 3 de Maio e conta com uma equipe de professores preparados. Ainda não há previsão para abertura de novas vagas.