Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Delfino Miranda

Foto: Delfino Miranda

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) autoriza, a partir da próxima segunda-feira, 11 de abril, a antecipação da vacinação contra a febre aftosa para os bovídeos com idade até 24 meses que participarão de eventos agropecuários nos primeiros dias do mês de maio.

A autorização está prevista na Instrução Normativa nº 48, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e, assim que o pecuarista vacinar os bovídeos (bovinos e bubalinos) e declarar o ato na Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) ele não precisará mais cumprir os prazos de carências exigidos após vacinar os animais, podendo emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA).

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires, alertou que as lojas agropecuárias que comercializam vacinas só devem vendê-las a produtores rurais que apresentarem autorização da Adapec. “Quem desejar antecipar a vacinação deverá procurar um escritório da Agência mais próximo e assinar um requerimento solicitando autorização para compra da vacina e em seguida procurar uma loja agropecuária devidamente cadastrada junto à Adapec e apresentar esta autorização,” explicou João Eduardo, acrescentando que o produtor deverá neste caso, vacinar todos os bovídeos até 24 meses da propriedade, e não só aqueles, que participarão de eventos pecuários.

Campanha de vacinação

Houve uma mudança nas estratégias de vacinação contra febre aftosa em 2022 para os estados que compõem o bloco IV, o qual o Tocantins faz parte. Com isso, a primeira etapa da campanha que vai de 1º a 31 de maio será destinada somente aos bovídeos com até 24 meses de idade e a segunda etapa, que ocorrerá em novembro, contemplará todo rebanho, independente da faixa etária. O Tocantins que conta com mais de 10 milhões de bovídeos, espera vacinar nesta primeira etapa cerca de 5 milhões de animais.

A medida adotada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) visa garantir a oferta de vacinas contra aftosa, uma vez que o número de animais com até 24 meses é praticamente 50% de todo o rebanho.