Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Ellayne Czuryto

Foto: Ellayne Czuryto

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 7, a primeira captação de múltiplos órgãos, em 2022, no Hospital Geral de Palmas (HGP). A ação foi feita graças à autorização de familiares de um paciente de 34 anos, diagnosticado com morte encefálica, após um traumatismo craniano. Foram captados o coração, destinado à fila de espera de Brasília/DF, os rins para atender um transplante em São Paulo, o fígado destinado a paciente do Acre e as córneas ficaram no Tocantins. Ao todo, seis pessoas serão beneficiadas.

A enfermeira e coordenadora da Central Estadual de Transplante do Tocantins (CETTO), Marília Batista Ribeiro, explicou que desde outubro do ano passado está sendo implantada juntamente com a central, a Organização de Procura de Órgãos (OPA), que faz busca ativa nos hospitais privados do Estado. “Esse paciente, por exemplo, era um paciente do Instituto Sinai, em Palmas e foi captado graças à busca ativa da OPA e ao gesto de empatia e amor da família, que com a autorização possibilitou mudar a história de outras famílias que dependem do transplante”, afirmou.

O enfermeiro da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), do Hospital Geral de Palmas (HGP), Vinicius Gonçalves Boaventura, ressalta a importância da autorização dos familiares para que a doação aconteça. “A doação não ajuda apenas o paciente, mas toda sua família. Não são só seis pacientes beneficiados, são seis famílias, pois atrás de cada paciente tem um pai, uma mãe, um filho, então a doação muda a vida de várias pessoas. E sem o sim da família nada disso é possível”, destacou.

Equipes e apoio

No Tocantins, as equipes de profissionais da CETTO, da OPA e da CIHDOTT, juntamente com o Banco de Olhos do Tocantins (Boto), trabalham com afinco durante o processo de doação, que realiza a coleta de córneas e múltiplos órgãos.

A coleta desta quinta-feira contou também com a colaboração do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), que fez o translado dos órgãos doados até o aeroporto de Palmas.

Para doar

Os interessados em doar órgãos precisam primeiramente informar sua família sobre esse desejo, pois os familiares dos pacientes são os únicos responsáveis pela autorização da captação dos órgãos.

Os órgãos captados serão doados a pacientes que precisam de transplante e aguardam em uma lista de espera, única e nacional. A compatibilidade entre doador e receptores é determinada por exames laboratoriais feitos imediatamente após a autorização dos familiares.