Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Comissão Organizadora do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (Fetran Palmas 2022) promove nesta sexta-feira, 8, a partir das 8 horas, na ETI Anísio Teixeira, localizada no setor Bertaville, a primeira oficina de capacitação em teatro para os inscritos para participar da 1ª edição do festival promovido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) em parceria com Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Tocantins.

A oficina de capacitação ‘Noções básicas de teatro e jogos teatrais’, ministrada pelo ator, diretor, dramaturgo e roteirista Lucas Justino será direcionada aos professores responsáveis e seus colaboradores, com objetivo de dar suporte na construção dos espetáculos, além de esclarecer sobre o propósito e regras do Festival.

Durante a capacitação os participantes terão a oportunidade de aprender sobre a linguagem do universo teatral; dicas básicas para postura em palco; trabalhar a dicção como forma de dar vida ao texto teatral e aprender sobre direção teatral e os elementos que compõem a cena. Ao final, todos receberão certificados digitais de participação.

O Festival

Com o tema ‘Transformar Atitudes para Preservar Vidas’, o 1º Fetran Palmas 2022 tem como objetivo abordar, por meio das artes cênicas, as questões relativas ao comportamento humano no trânsito, visando sensibilizar crianças, adolescentes e jovens, quanto à necessidade de se tornarem cidadãos mais comprometidos com a segurança no trânsito.

O Fetran será realizado em duas etapas: A Etapa Regional com data prevista para iniciar no dia 02 de maio, agrupará as escolas participantes por regiões (sul, norte, e campo) para serem avaliadas pela Comissão Julgadora e a Etapa Final, na qual as peças classificadas nas seletivas regionais serão apresentadas para um novo corpo de jurados definido pela Comissão Organizadora do Fetran.

Mais informações podem ser obtidas por meio dos e-mails: fetranprfto@gmail.com e semed.artecultura@gmail.com, ou pelo telefone da Diretoria de Ensino Fundamental e Gabinete da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal.