Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Márcio Vieira

Foto: Márcio Vieira

A realização da 6ª Feira Agrotecnológica da Região Sudeste do Tocantins (Agrosudeste), em parceria com o Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Agropecuário de Almas, comprova que o crescimento do agronegócio e a educação andam juntos no estado. Diversos órgãos públicos e empresas privadas também apostam no sucesso do evento que acontece no município de Almas, entre os dias 7 e 10 de abril. A estimativa dos organizadores é que neste ano compareçam aproximadamente 4 mil pessoas na feira que reúne 35 expositores.

A Agrosudeste começou sua história em 2015 como um dia de campo na Fazenda Laço de Ouro, mas a partir de 2018 os organizadores perceberam que havia potencial para ser muito mais que isso. Foi assim que começou a união de forças com o Colégio Estadual Agropecuário de Almas, que passou a sediar a feira e a ser um de seus promotores. Desde então, o público aumentou, o volume de negócios se expandiu e o evento se firmou como uma das grandes feiras agrotecnológicas do Tocantins.

O governador Wanderley Barbosa, autoridades políticas e empresárias prestigiaram a abertura oficial da feira na manhã da última quinta-feira, 7. “Nós queremos alavancar a produção do grande, do médio e do pequeno produtor. Estamos trabalhando para isso. A Agrosudeste é um ambiente para os expositores fazerem grandes negócios, mas também um ambiente de aprendizagem”, afirmou.

O secretário da Educação, Fábio Vaz, lembrou que atualmente o estado tem cerca de 1,5 mil estudantes matriculados em escolas agrícolas ou agropecuárias situadas nos municípios de Colinas do Tocantins, Esperantina, Arraias, Natividade, São Salvador, Monte do Carmo, Porto Nacional e Almas. “O agronegócio faz parte da economia tocantinense. Nossa preocupação é garantir que as nossas unidades de ensino sejam espaços para que os estudantes tenham condições de se sobressaírem nos espaços onde vivem. A Agrosudeste é um importante laboratório para os alunos, onde podem conhecer novas tecnologias e apresentarem os seus trabalhos” disse o gestor.

Projetos

Além de oferecer o espaço para a realização da feira, o Colégio Agropecuário de Almas abre espaço para os estudantes do município apresentarem os seus projetos. Os próprios estudantes do colégio apresentam as unidades demonstrativas em que trabalham durante todo o ano. Nesta edição da Agrosudeste estão sendo levadas ao público os projetos de ovinocultura, campo agrostológico (com diversos tipos de capim), sistema de pasto rotativo e a unidade de integração lavoura-pecuária-floresta, que busca mitigar os efeitos danosos da pecuária. Neste último caso, a ideia é criar o gado dentro de uma “floresta” plantada de eucalipto, que realiza a fotossíntese dos gases emitidos pela atividade. A escola também possui as unidades demonstrativas de avicultura e suinocultura.

O coordenador dos cursos técnicos oferecidos pelo Colégio, Arialdo Castro Júnior, analisa que o Brasil, o Tocantins, especialmente a região sudeste, são vocacionados para as atividades agrícolas. “No Tocantins, temos projetos de piscicultura, o projeto fruticultura irrigado Manoel Alves e as lavouras de grãos. Estamos formando a mão de obra para atender essas demandas, dentro e fora do estado. Temos ex-alunos atuando no Mato Grosso, Bahia, em cidades da região sudeste do Tocantins e no município de Lagoa da Confusão”, comemorou o professor, lembrando ainda que os cursos são reconhecidos nacionalmente e os alunos podem atuar como técnicos profissionais em Zootecnia e Agropecuária.

Amara Gabi Castro da Nóbrega, 16 anos, está no segundo ano do curso técnico em Zootecnia e é uma das envolvidas nos projetos demonstrativos da Agrosudeste. Ela conta que sempre foi apaixonada por animais e que teve contato com o Colégio desde criança, uma vez que sua mãe também estudou e posteriormente passou a trabalhar na escola. “Eu sonho em ser veterinária e o curso de Zootecnia vai me ajudar muito. Tendo as duas formações eu acredito que terei mais oportunidades no mercado de trabalho”, disse a aluna, enfatizando ainda que os professores da escola são qualificados e muito atenciosos quanto à preparação dos estudantes.

Além dos estudantes do Colégio Agropecuário de Almas, a Agrosudeste conta com a participação das outras duas escolas estaduais do município: Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini e Escola Estadual Deoclides Muniz; e das escolas municipais. Também passam pela Feira estudantes das 20 unidades de ensino que integram a Diretoria Regional de Educação de Dianópolis.

Termos de parceria

Durante a abertura da Agrosudeste foram assinados dois protocolos de intenções voltados para ações realizadas no Colégio Agropecuário de Almas. O primeiro é referente à implementação do projeto de piscicultura que serve como estande demonstrativo na Feira. O segundo trata-se do campo experimental de cultivo de soja na área do Colégio. Os projetos contarão com a parceria de produtores locais, que sempre tiveram importante participação no trabalho desenvolvido na unidade de ensino.