Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Universo Espiritual

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A 18ª edição da Paixão de Cristo, da Art’Sacra Cia de Teatro, será apresentada na próxima sexta-feira, 15, às 20 horas. O espetáculo terá transmissão ao vivo, pelo canal do Youtube da Art’Sacra Companhia de Teatro, e também apresentação presencial, no Teatro Sesc Palmas. Para a apresentação presencial, os ingressos são limitados. Eles podem ser adquiridos trocando por dois quilos de alimento não-perecível, na loja Mundo Elétrico (104 Sul).

De acordo com o diretor-geral da Paixão de Cristo, Valdeir Santana, o tema escolhido para este ano é “Permanecer no Amor”. “Seja online ou no presencial, queremos que o público se emocione com essa História, que é a maior História de amor de todos os tempos, por meio da vitória da vida sobre a morte, através da Ressurreição do Senhor”, declara o diretor, acrescentando ainda que, uma das novidades para este ano, será a presença de uma família em cena como personagens que refletem o público que assiste o espetáculo pelas redes sociais.

O ator Felipe Trindade interpretará Jesus pelo terceiro ano consecutivo. “Retomar à apresentação presencial é muito gratificante. Não há nada como sentir de perto a emoção do público”, relata o artista.

Neste ano também o elenco contará com a participação especial de indígenas Xerente, de Tocantínia. Não somente como figurantes, mas como atores e atrizes com falas em suas línguas maternas e em português. “Estivemos na aldeia com oficinas de teatro e um projeto de intercâmbio de culturas, que nos permitiu o fortalecimento da tradição dessa comunidade e ainda trazê-los para participar do espetáculo”, concluiu diretor de elenco e roteirista, Leo Sampaio, que é também pesquisador e professor na comunidade Xerente.

Reconhecimento

O espetáculo da Paixão de Cristo realizado pela Art´Sacra Cia. de Teatro foi instituído no calendário de eventos oficiais do município de Palmas, Lei 2.287, de 10 de janeiro de 2017. Em maio de 2010, a Fundação Cultural do Estado do Tocantins concedeu ao espetáculo teatral sacro da Paixão de Cristo, evento Cultural do Estado, pelos seus trabalhos realizados na área de teatro e formação. Tal reconhecimento ressalta a sua importância na sociedade como uma entidade que fomenta a cultura, às artes, sacra e popular e colabora desta forma com a formação cultural do Estado do Tocantins.

História

A Cia foi fundada em 16 de maio de 2005 por um grupo de jovens apaixonados pelo teatro e que sempre atuavam nas apresentações sacras onde dramatizavam passagens dos Evangelhos e outras temáticas para reflexões litúrgicas e formações socioeducativas na Paróquia Dom Orione, em Palmas.