Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Ferramenta foi apresentada aos servidores e servidoras no auditório da Controladoria

Ferramenta foi apresentada aos servidores e servidoras no auditório da Controladoria Foto: Gabriela Glória

Foto: Gabriela Glória Ferramenta foi apresentada aos servidores e servidoras no auditório da Controladoria Ferramenta foi apresentada aos servidores e servidoras no auditório da Controladoria

A Controladoria-Geral do Estado do Tocantins apresentou nesta segunda-feira, 11, a Matriz de Risco do exercício de 2022. A ferramenta de gerenciamento, também chamada de matriz de probabilidade e impacto, como o próprio nome diz, é utilizada para identificar e determinar o tamanho de um risco e desse modo, poder promover iniciativas a fim de se impedir que ocorra ou para controlá-lo. 

A Matriz de Risco do exercício de 2022 foi elaborada com base na meta do primeiro quadrimestre deste ano. Foi responsável pela elaboração, a equipe da Gerência de Análise e Consolidação das Contas, ligada à Superintendência de Gestão e de Ações de Controle Interno do órgão.

A apresentação dos gráficos que compõem a ferramenta foi realizada pelo gestor do setor, Benedito Martiniano da Costa Neto, aos servidores e servidoras, no auditório da Controladoria. “A Matriz de Risco é elaborada anualmente, tendo como referência o exercício anterior, o que permite ao órgão de controle interno analisar e avaliar em qual direção deve concentrar esforços, a fim de se preservar a governança e a integridade nas políticas públicas”, ressalta.

Variáveis

São considerados riscos, os chamados pontos de criticidade e/ou de vulnerabilidade que podem afetar o alcance dos objetivos estratégicos dos órgãos e das entidades do Poder Executivo Estadual. Para a realização desse trabalho, foram selecionadas 22 variáveis, como: execução de ações prioritárias, dispensas de licitação e despesas de exercício anterior.

“A Matriz de Risco tem o objetivo de melhorar a alocação dos recursos e os esforços de trabalho, direcionando as atividades da Controladoria para os pontos que apresentam maior relevância e que sem o devido acompanhamento e medidas preventivas poderiam vir a apresentar maior probabilidade de irregularidades e ilegalidades, e se evitar isso é uma prioridade na agenda de trabalho na gestão do governador Wanderlei Barbosa”, conclui o secretário-chefe da Controladoria, Senivan Almeida de Arruda.