Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Associação dos Criadores de Nelore do Tocantins (ACNT), realizará, de 16 de julho deste ano a 6 de maio de 2023, a Prova de Ganho em Peso (PGP) 2022 - ACNT, na Fazenda Encontro da Natureza, em Silvanópolis, região central do Estado. A previsão é contar com a participação de aproximadamente 80 nelores machos. O grande diferencial da prova é que ela será coletiva, envolvendo o criador que receberá os animais e outros criadores convidados.

Segundo o presidente da ACNT, Alexandre Bispo, essa edição terá a realização de Diferença Esperada na Progênie (DEP) Genômica dos animais participantes, bem como a Avaliação de Carcaça por Ultrassom. A DEP Genômica proporciona o aumento da acurácia e acelera o ganho genético na seleção de bovinos. “Isso é importante para as empresas especializadas em coleta e comercialização de sêmen presentes na prova, e, havendo seleção de animais, eles estarão em exposição nacionalmente, o que agrega valor à ação da ACNT e aos associados”, explicou Alexandre Bispo.

“Essa é a grande meta da realização da Prova de Ganho em Peso, pois os animais poderão ser contratados como produtores de sêmen por meio do evento, o que amplia e democratiza a concorrência no Estado”, destacou o presidente da ACNT. Ele explicou também que a PGP é aberta a produtores pequenos, médios e grandes, desde que sejam filiados à Associação.

As inscrições para participar da PGP 2022 devem ser feitas até o dia 1º de junho deste ano. Serão aceitos animais machos nascidos entre 16/09/2021 e 15/12/2021. Os produtores poderão participar com até cinco animais cada. “Os animais terão as mesmas condições de alimentação, ambiente, critérios de avaliação e divulgação. A prova é oficializada pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ)”, explicou o técnico da ABCZ, José Neto.

O participante da Prova Ganho em Peso - ACNT Encontro da Natureza 2022 será beneficiado com uma rede de contatos entre criadores e centrais de genética. Além do relacionamento, a PGP irá mostrar que o Tocantins tem um excelente trabalho de seleção genética.