Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Em nova carta destinada à Prefeitura de Palmas, representantes do movimento Mobiliza Tocantins, formado por artistas de diversos segmentos culturais, reafirmaram a convicção sobre a necessidade de manutenção da Fundação Cultural de Palmas (FCP). O documento foi elaborado durante Assembleia Geral do Movimento Mobiliza, via webconferência, e encaminhado ao gabinete da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, nesta quarta-feira, 13.

Os participantes da Assembleia consideraram que a abertura de diálogo por parte do Paço Municipal com o Movimento Cultural, por meio do presidente da Fundação Cultural, Giovanni Assis, foi extremamente positivo para o debate que se apresenta a respeito da cultura palmense. Contudo, foram contrários à fusão da Cultura e Juventude, sugerindo retornar a Fundação Cultural como órgão próprio. “O entendimento é que é da natureza da cultura, por meio do conjunto das diferentes expressões artísticas, manter uma relação intrínseca com a juventude, mas que na essência conceitual sobre o tema são agregados valores com fins específicos", defendem os artistas.

A carta é assinada pelas Câmaras Setoriais do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Palmas, pelas Câmaras Setoriais do Conselho Estadual de Políticas Culturais do Tocantins, a Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac), Associação Tocantinense de Cinema e Vídeo (ATCV), Federação de Quadrilhas Juninas do Estado do Tocantins (Fequajuto), Sindicato dos Músicos do Tocantins (Sindimusi), Ordem dos Músicos do Brasil – Seccional Tocantins (OMB-TO), Conselho Nacional de Políticas Culturais - Representação da Região Norte, Associação de Artes Visuais do Tocantins (Avisto) e Academia Tocantinense de Letras (ATL).