Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Equipe da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) foi parceira da Prefeitura de Lagoa da Confusão na ação do Programa Aldeias Limpas (Programa Aldeia Tyra Tyramy), na Aldeia Indígena Fontoura, de etnia Karajá, em Lagoa da Confusão, entre os dias 9 e 12 de abril. A força tarefa, realizada em parceria com a Prefeitura, tem como objetivo sensibilizar a comunidade, incluindo as crianças de até 12 anos, quanto aos problemas gerados pelos resíduos sólidos depositados de forma inadequada na aldeia, que acaba se acumulando às margens do rio Araguaia.

Participaram da ação o diretor de Planejamento de Saneamento Ambiental da Semarh, Cláudio Carneiro, e os gestores ambientais Fernanda Ávila e Sandro Barbosa, representando a Diretoria de Educação Ambiental para Sustentabilidade da pasta.

O Programa Aldeias Limpas é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Lagoa da Confusão, coordenada pelo secretário Maxwell Viana. Segundo o diretor Claudio Carneiro, ações como esta são importantes, pois o compromisso com a destinação correta dos resíduos sólidos deve envolver toda a sociedade. “A gestão e o gerenciamento dos resíduos sólidos são de responsabilidade de todos e exigem transformações na maneira de pensar e agir”, ressalta.

A primeira etapa dos trabalhos de educação ambiental foi realizada na Escola Estadual Indígena Kumana, que atende aproximadamente 300 alunos, sendo 30 deles da Aldeia Indígena Kaxiwe. A ideia é chamar atenção das crianças para a temática ambiental, afinal, como afirma a gestora ambiental Fernanda Ávila, “quanto mais cedo o tema for abordado, maiores as chances de despertar a consciência das crianças para a preservação do meio ambiente”.

A equipe foi recepcionada pelo cacique Fernando Maurawa e teve como ponto de apoio a residência do líder indígena Cléber Ixydeo Karajá, também professor de Matemática, Física e Ciências. A ação contou com a colaboração do coordenador Edmilson Habudia como intérprete, que transmitiu a mensagem de forma lúdica as crianças da aldeia Karajá.