Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Reunião entre a comissão técnica

Reunião entre a comissão técnica Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Reunião entre a comissão técnica Reunião entre a comissão técnica

Em quais áreas investir recursos, novos cursos a serem abertos, organização e modernização didática-pedagógica são algumas das respostas que a comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) busca encontrar no seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027. O tema que move as discussões, desde o início do mês, entre alunos, docentes e técnico-administrativos é “Qual a Unitins que queremos em 2027?”. 

O reitor, professor Augusto Rezende, explica que existe uma nova expectativa de consolidação e avanço do que foi trabalhado institucionalmente nos últimos anos. “O PDI é um instrumento oficial de planejamento da instituição para os próximos cinco anos, e a gente tem a oportunidade de construir com toda a comunidade acadêmica, professores, técnicos e alunos. Existe hoje uma expectativa muito grande de construção do PDI que tenha a essência da Unitins, que desenhe nossa reestruturação e de que, com certeza, direcione o caminhar da universidade nos próximos anos”, acrescenta.

Esse será o terceiro PDI construído pela universidade, e que visa um processo colaborativo e participativo. As sete comissões temáticas foram compostas por professores, técnico-administrativos e estudantes.

"Queremos que a Unitins respire PDI esse ano. Por isso temos uma programação com várias lives e eventos presenciais para garantir a participação de todos", reforça a vice-reitora, Darlene Castro.

Sobre a metodologia a ser utilizada, “estamos trabalhando com a matriz que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) utiliza e que orienta as avaliações do Conselho Estadual de Educação. Além disso, faremos análises dos cenários externos e internos para mapear as fragilidades e criar objetivos estratégicos”, explica a diretora de Desenvolvimento e Pesquisa Institucional da Unitins, Arlenes Delabary Spada, acrescentando que cada comissão tem autonomia para definir suas metodologias de trabalho.

Encontros

Para garantir a ampla participação a programação conta com sete lives via canal da Unitins, no YouTube, para discutir o assunto com a comunidade acadêmica, além de encontros presenciais em todos os campus da universidade. Dois dos encontros on-line já foram realizados e podem acessados no canal, e o próximo está agendado para o dia 19 de abril, a partir das 8h30, com o tema “Ensino superior brasileiro: análise e perspectivas”, com palestra do professor doutor Eduardo Lemus, e também com participação de representante do Conselho Estadual de Educação.

PDI

Com abrangência de cinco anos, o PDI é o documento de planejamento que identifica a Instituição de Ensino Superior (IES), no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, a missão, a visão e os valores, as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, a sua estrutura organizacional, as atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver e, sobretudo a sua inserção no contexto do desenvolvimento sustentável, humano, econômico e cultural do estado, a curto, médio e longo prazo.

O PDI é um requisito legal para o recredenciamento da Instituição de Ensino Superior e o reconhecimento dos cursos, como também para a manutenção e aprimoramento dos padrões de qualidade.

A comunidade acadêmica também pode acompanhar o andamento do processo pelo site.