Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Autoridades chegam ao Congresso para inauguração da capital, em 21 de abril de 1960

Autoridades chegam ao Congresso para inauguração da capital, em 21 de abril de 1960 Foto: Arquivo Público do DF

Foto: Arquivo Público do DF Autoridades chegam ao Congresso para inauguração da capital, em 21 de abril de 1960 Autoridades chegam ao Congresso para inauguração da capital, em 21 de abril de 1960

Os 62 anos de Brasília/DF serão comemorados na segunda-feira (18), às 10h, em uma sessão especial semipresencial. A capital federal foi inaugurada pelo presidente Juscelino Kubitschek em 21 de abril de 1960. Os requerimentos para a sessão de homenagem foram apresentados pelos senadores Izalci Lucas (PSDB-DF) e Leila Barros (PDT-DF) e aprovados pelo Plenário em fevereiro.

Em seus requerimentos, Izalci e Leila justificaram a importância da sessão especial.

"Da interação de quatro escalas — a monumental, compreendida em todo o Eixo Monumental e que abriga a alma político-administrativa do país; a gregária, representada por todos os setores de convergência da população; a residencial, composta pela superquadras Sul e Norte; e a bucólica — nasceu uma cidade que, 'sendo monumental', é também cômoda, eficiente, acolhedora e íntima", louvou Izalci.

"Para muito além de um projeto visionário, Brasília se transformou em uma cidade grande, a terceira mais populosa do país, com mais de 3 milhões de habitantes e uma área metropolitana que possui a quinta maior concentração populacional do país, com mais de 4,2 milhões de pessoas", explicou Leila, ao justificar a importância da realização da sessão. (Agência Senado)