Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Antonio Gonçalves

Foto: Antonio Gonçalves

Em comemoração ao Dia do Índio, celebrado em todo Brasil nesta terça-feira, 19 de abril, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou de festividades na aldeia Xerente Salto Kripre, localizada na área rural do município de Tocantínia. Barbosa foi recepcionado por centenas de indígenas, que em cortejo com cânticos nativos, iniciaram a cerimônia tradicional Xerente em comemoração à data.

“Temos muita satisfação em comemorar essa data, mas sabemos que, em todos os dias, devemos comemorar o Dia do Índio, esse simbolismo da cultura indígena, para nós, é importantíssimo”, afirmou Wanderlei Barbosa.

A aldeia Salto Kripre existe há cerca de 30 anos e é liderada pelo cacique Vanderlei Simripte Xerente, tem atualmente 115 famílias e, aproximadamente, 500 indígenas entre crianças e anciões. O cacique ressalta a importância da atenção das autoridades com os povos originários. “A nossa comunidade precisa ter essa atenção, é muito necessário para reforçar e fortalecer as nossas raízes, a nossa cultura”, ressaltou o cacique.

Na oportunidade, o governador conheceu a estrutura do local e pode acompanhar alguns pontos da comunidade, entre eles, a Escola Estadual Indígena Waikarnãse, unidade educacional que o Chefe do Executivo garantiu buscar melhorias por meio da Secretaria de Estado da Educação. “Nós temos que dar qualidade para a nossa educação indígena. Eu já vou levar essa demanda à Secretaria de Estado da Educação, para que possamos fazer uma reforma rápida na escola da aldeia”, garantiu.

Wanderlei Barbosa também assegurou a reforma do campo de futebol da aldeia, construindo uma estrutura gramada com alambrado para fomentar a prática esportiva na aldeia. “Sabemos que muitos talentos são revelados nas aldeias e que estão atuando em times de futebol de renome. O lazer e o esporte são importantes para a comunidade, esta é uma obra possível e é meu compromisso gramar esse campo”, garantiu.

Xerente Porteira

Em visita à aldeia Xerente Porteira, o governador participou da inauguração da Casa de Cultura Indígena Sôzê, juntamente com representantes do Poder Judiciário, da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Em um discurso muito emocionado, o cacique da aldeia, Devani Xerente, falou da importância do Centro de Cultura, principalmente por perpetuar o legado dos anciões. “Peço atenção para fortalecermos os nossos anciões, que lutaram pelo nosso povo. Eu agradeço pela presença das autoridades neste dia, mas reforço que o dia do índio é todo dia”, destacou.

A indígena Eliete Xerente, também muito emocionada, destacou a importância do momento, em especial a atenção do poder público com os povos indígenas. “Nós estamos aqui hoje, para vocês levarem a mensagem, para vocês darem retorno para nós, que não é para mim, não é para o presidente da associação, é para o nosso povo”, afirmou.

A jovem indígena Narubia Werreria aproveitou a presença do governador para reforçar o compromisso e a atenção para fortificar a arte e a cultura indígena. “O último governador que nos visitou foi o Siqueira Campos. Agradeço ao governador Wanderlei pela atenção e quero pedir para que o senhor invista em políticas para os povos indígenas, em especial a nossa cultura. O xerente tem uma cultura rica, próxima de Palmas, o mundo quer conhecer os povos indígenas e não conhece”, comentou.

Ideia que Wanderlei fez questão de discutir e compreender, haja vista a potencialidade cultural dos povos originários, que, além de fomentar cultura local, a mantém viva e presente no contexto estadual. “Eu estou há poucos meses efetivado, mas é importante ouvirmos os jovens para entender e receber as sugestões. É um assunto que discutiremos e vamos chamá-los para construirmos, juntos, a representação indígena forte no Governo”, afirmou.

Acompanhavam o governador nas visitas às aldeias, o presidente da Assembleia Legislativa, Antonio Andrade; os deputados estaduais Vilmar Oliveira, Valdemar Júnior e Vanda Monteiro; o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Barbosa; o prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino, e seu vice João Alberto; e vereadores da cidade. (Secom/TO)

(Foto: Antonio Gonçalves)