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Educação

A  aluna Gabriela sugeriu a revisão de alguns conteúdos sobre a História do Brasil

A aluna Gabriela sugeriu a revisão de alguns conteúdos sobre a História do Brasil Foto: Divulgação

Foto: Divulgação A  aluna Gabriela sugeriu a revisão de alguns conteúdos sobre a História do Brasil A aluna Gabriela sugeriu a revisão de alguns conteúdos sobre a História do Brasil

As alunas Gabriela Ferreira Maciel, 17 anos, do Colégio Estadual de Itacajá, Raylane Assunção Lourenço, da Escola Estadual Cívico Militar São José Operário, de Paraíso, e Mara Daniella Rocha Cardoso, 15 anos, do Colégio Estadual Professora Oneides Rosa Moura, de Palmeirópolis, foram selecionadas para representar o Tocantins no programa Jovem Senador.

Os nomes das três estudantes foram enviados pela Secretaria da Educação do Estado para a Comissão Organizadora Nacional. O resultado da seleção final que escolherá um representante por estado será anunciado no próximo dia 2. O vencedor participará da Semana de Vivência Legislativa, a ser realizada no Congresso Nacional, no período de 26 de junho a 1º de julho, em Brasília.

Nesta edição, o programa Jovem Senador recebeu 1.762 redações de estudantes inscritos. O tema da redação foi 200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã.

Conforme informações da Comissão Organizadora os estados do Tocantins e Pará, cresceu em 120% o número de alunos participantes com relação aos inscritos em 2019, ano da última realização do concurso. Em 2020 e 2021, não foram realizados os processos de seleção do programa Jovem Senador, por causa da pandemia da covid-19.

A estudante Gabriela contou que está muito feliz com o resultado e comentou sobre a sua redação. “Abordei sobre a necessidade de rever as questões de História do nosso país, para a promoção de um futuro consciente e sem a repetição de problemas que perpetuam por negligência governamental, e o que leva a injustiças sociais, devido ao comportamento de alguns líderes públicos”, frisou.

A estudante Mara Daniella destacou os movimentos negros no período da independência do Brasil. “Eu abordei a forma como os negros lutaram para acabar com a escravidão, e citei exemplos como a Conjuração Baiana, o movimento que tinha como objetivos a emancipação do Brasil e a abolição da escravidão”, ressaltou.