Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Cunhã Porã Filmes realiza de 20 a 30 de abril o 2º Ciclo de Debates e Capacitação Audiovisual no Tocantins, com palestras, encontros e oficinas conduzidas por profissionais renomados do cinema brasileiro. Participam da programação o diretor de fotografia cinematográfico Fabrício Tadeu, a atriz e diretora Giselle Itié, a produtora audiovisual Vânia Catani e os cineastas Tizuka Yamazaki e Ricardo Favilla.

O evento, realizado em formato online e presencial, é voltado aos profissionais do audiovisual do Tocantins e estudantes interessados em aprender sobre etapas, funções e processos do setor cinematográfico brasileiro. O ciclo também levará as oficinas e palestras da área de cinema para lugares que tradicionalmente têm menos acesso a atividades de formação cultural, como as comunidades de Mateiros e São Félix, que receberão os módulos presenciais do projeto.

As inscrições para participação no 2º Ciclo de Debates e Capacitação Audiovisual são gratuitas e podem ser feitas por meio de formulário: https://abre.ai/cicloaudiovisual2022. 

O projeto, idealizado pela roteirista, produtora e diretora de cinema Eva Pereira, foi contemplado com o Prêmio Aldir Blanc Tocantins, promovido pelo Governo do Tocantins com apoio do Governo Federal, via Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo. 

“O setor audiovisual brasileiro, assim como os outros setores da arte e cultura, passam por um momento delicado no que diz respeito às políticas públicas de fomento e desenvolvimento. Esse é um dos assuntos que abordaremos durante o evento, mas também vamos abordar assuntos técnicos do audiovisual, que vão ajudar muito na formação do nosso público”, explicou Eva Pereira.

Programação

20/04 | 20h (Online, via plataforma Zoom)

Palestra: “Direção de Fotografia e Operação de Câmera”, com Fabrício Tadeu, diretor de fotografia de grandes produções nacionais como Alemão 2, O Matador, Aquarius e Som ao Redor. Também dirigiu a fotografia de produções de TV, como a série Verdades Secretas 2, e as novelas Amor de Mãe e O Outro Lado do Paraíso.

23/04 | 20h (Online, via plataforma Zoom)

I Encontro do Audiovisual Tocantinense

26/04 | 9h (Presencial, em Mateiros - Jalapão)

Oficina: “Produção e Realização de Vídeo”, com Eva Pereira, na Escola Municipal Professora Ernestina Vieira Soares

26/04 | 20h (Presencial, em Mateiros - Jalapão)

Palestra: “Produzindo Sonhos”, com Eva Pereira, no Colégio Estadual Estefânio Telles Chagas

27/04 | 20h (Presencial, em São Félix - Jalapão)

Palestra: “Produzindo Sonhos”, com Eva Pereira, no Colégio Estadual Sagrado Coração de Jesus

28/04 | 20h (Online, via plataforma Zoom)

Palestra: “Atuando para Cinema e TV”, com Giselle Itié, atriz consagrada com atuações em quase 30 produções para TV, entre séries e telenovelas, incluindo Os Maias, Kubanacan, Avassaladoras, Pé na Jaca e Os Dez Mandamentos. Também atuou em mais de 10 filmes, nacionais e internacionais, dentre os quais, se destacam Os Mercenários e On The Road.

29/04 | 19h (Online, via plataforma Zoom)

Palestra: “Produção Audiovisual”, com Vânia Catani, produtora cinematográfica com mais de 20 filmes no currículo e membra oficial da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, instituição que é responsável pelo Óscar, considerado o prêmio mais importante do cinema mundial.

27 a 30/04 | 19h (Online, via plataforma Zoom)

Workshop “Realização Audiovisual”, com Tizuka Yamazaki e Ricardo Favilla, essa dupla de cineastas são responsáveis por roteiros, produções e direções de diversas obras cinematográficas, dentre as quais de destacam Lua de Cristal, o Pagador de Promessas e Encantados, de Tizuka Yamazaki; e Ziraldo cria a Turma do Pererê, de Ricardo Favilla.