Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação/Cunhã Porã Filmes Oficina de Eva Pereira com estudantes indígenas Xerente Oficina de Eva Pereira com estudantes indígenas Xerente

A Cunhã Porã Filmes e a Associação Tocantinense de Cinema e Vídeo (ATCV) abrem nesta quarta-feira, 22, o 3º Ciclo de Debates e Capacitação do Audiovisual do Tocantins, com oficinas de Realização Audiovisual e Elaboração de Projetos Culturais em Araguaína. Em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, as atividades serão realizadas de até sexta-feira, 24, no auditório da Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados).

Na próxima semana, as mesmas oficinas do 3º Ciclo acontecem em Miracema do Tocantins, de segunda a quarta-feira, 27 a 29 de março, no auditório da UFT (Universidade Federal do Tocantins). Também em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, o Ciclo busca capacitar artistas, mestres da cultura popular, produtores, gestores e membros de associações culturais da cidade.

A cineasta Eva Pereira, idealizadora do Ciclo de Debates e Capacitação Audiovisual, afirma que a iniciativa atende a uma demanda urgente da classe cultural tocantinense de necessidade de preparação técnica para captar recursos de apoio à cultura que serão disponibilizados pelo Governo Federal. “O Tocantins está se preparando para receber mais de R$ 41 milhões da Lei Paulo Gustavo, além de outras fontes de recursos do Governo Federal via editais do Ministério da Cultura e da Ancine. Então é extremamente importante que os municípios se mobilizem para ofertar à classe artística, capacitações técnicas que serão fundamentais para acessar esses recursos”, destacou.

Contrapartida Social

Eva Pereira disse ainda que o 3º Ciclo atenderá comunidades indígenas e quilombolas com as oficinas de Realização Audiovisual e Elaboração de Projetos como uma contrapartida da Cunhã Porã dentro da Rede Solidária. "É uma forma de contribuir para que as populações originárias e tradicionais tenham autonomia na proposição, criação e direção de projetos que falem da sua própria cultura”, reforçou.

A realização dessas capacitações está prevista para acontecer em abril, nas comunidades indígenas do povo Xerente, no território localizado em Tocantínia; e do povo Krahô, no território localizado em Itacajá. O treinamento também será realizado para as comunidades quilombolas do Mumbuca, Prata, Carrapato e Formiga, na região do Jalapão.

Ainda em abril, estudantes do curso de jornalismo da UFT, em Palmas, receberão o Workshop de Produção Audiovisual, abordando o tema “O Tocantins dentro da estética do audiovisual”.

Facilitadoras

As oficinas serão ministradas pela roteirista, produtora e diretora cinematográfica Eva Pereira, que tem mais de 20 anos de experiência no audiovisual; pela gestora pública e consultora técnica em cultura Ana Beatriz (DF); e pela produtora audiovisual Érika Mariano. Eva Pereira já venceu prêmios de roteiros e captou recursos via editais de fomento do setor. Também já assinou a direção de obras na Disney Plus, Netflix, Globo e Globo Play. Seu primeiro longa-metragem, O Barulho da Noite, será lançado ainda neste ano.

O 3º Ciclo de Debates e Capacitação em Audiovisual do Tocantins tem a coprodução da Círculo Filmes e conta com apoio da Agência Public, Vanguarda Produções, Pixels Produções e VT2z Vídeo Broadcast.