Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação Prefeitura de Lizarda

Foto: Divulgação Prefeitura de Lizarda

A Prefeitura de Lizarda do Tocantins, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou nessa quarta-feira, 20, a '1ª Feira de Saúde de Lizarda'. Com o tema 'Cuidado, Acolhimento e Informação', o evento aconteceu das 8h às 22h, no espaço da Feira do Produtor e, na oportunidade, foram ofertadas diversas ações e prestação de serviços à população. 

O intuito da feira, segundo o secretário de Saúde, Laércio Batista Nunes, é aproximar à população aos serviços de saúde. "Especialmente para o público estudantil, para as famílias de um modo em geral - àquelas com dificuldades de procurar um serviço de saúde. Levamos esses serviços de forma mais lúdica", disse. 

Segundo Laércio, a feira contou com profissionais e equipamentos/materiais necessários. Os lizardenses puderam receber atendimento de enfermagem, vacinação, orientações sobre saúde da mulher, de combate a endemias, saúde bucal, psicologia, fisioterapia, orientações farmacêuticas e de preservativos, e atendimento pela vigilância sanitária. Também foram agraciados com palestras sobre importantes temas: 'Sequelas de Covid e cuidados com a saúde', ministrada por Dr. João Paulo; 'Drogas - uma atração resistível', pelo Pastor Gutemberg, e apresentação do projeto 'Caminhando com Saúde' - do educador físico, professor Murilo Dantas. 

(Foto: Divulgação Prefeitura de Lizarda)

 (Foto: Divulgação Prefeitura de Lizarda)

Ainda na 1ª Feira da Saúde de Lizarda, a população pôde contar com atendimento do Conselho Tutelar, acompanhamento de Bolsa Família com a pesagem dos beneficiários do programa feita pelos agentes comunitários de saúde; atendimento por equipe do Cadastro Único, da Assistência Social, aos cadastrados no Auxílio Brasil; orientação sobre alimentos orgânicos pela Secretaria de Agricultura, e sobre zoonoses - doenças de importância para a saúde humana, através da Adapec e Ruraltins.

 (Foto: Divulgação Prefeitura de Lizarda)

Além da Secretaria Municipal de Saúde, a feira ainda contou com ações das pastas de Assistência Social e de Meio Ambiente  - que trabalharam temáticas direcionadas à saúde e - no caso da de Meio Ambiente - também com temas voltados à reciclagem e de limpeza urbana. "Essa ação foi de suma importância porque conseguimos abranger mais de mil pessoas durante o período da manhã, tarde e noite. Então foi algo que promoveu, realmente, um momento de interação através das palestras também, que contribuíram muito, e dos atendimentos. Finalizamos com números muito positivos. Realizamos vacinação, testes de covid, muita orientação, como o próprio tema tratava: cuidado, acolhimento às pessoas e prestação de serviços de informação. Todas as áreas que envolvem o tema de saúde", ressalta o secretário Laércio Batista.

 (Foto: Divulgação Prefeitura de Lizarda)

 (Foto: Divulgação Prefeitura de Lizarda)