Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Carlessandro Souza

Foto: Carlessandro Souza

Com proposta de informar sobre as vantagens do uso do App Cadastro Único, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), orienta as famílias em situação de vulnerabilidade que ainda não estão inscritas no Cadastro Único ou aquelas que necessitam acessar seu cadastro.

O Aplicativo Cadastro Único é mais uma ferramenta que o Governo Federal disponibiliza para facilitar o acesso às informações do CadÚnico aos cidadãos.

"Entre as funções do Governo do Tocantins, por meio da Setas, estão as de informar e orientar gestores, técnicos municipais e sobretudo a população para que fiquem informados das ferramentas disponibilizadas que facilitam o acesso aos benefícios sociais", informa a assistente social da Setas, Régina Mercês.

Acessando o aplicativo, além de realizar um pré-cadastro, o usuário pode obter informações tais como: consultar seu Número de Identificação Social (NIS), código familiar, situação cadastral, data da última atualização e data limite para uma nova atualização cadastral por meio do aplicativo do Cadastro Único. Pode também ver os dados de identificação do responsável pela Unidade Familiar, dados da família e de seus membros.

"Entre as funções, o aplicativo tem um sistema de informação que mostra, por meios de sinais nas cores vermelho, amarelo e verde; a hora certa de atualizar os dados cadastrais para continuar recebendo os benefícios", informa a assistente social, Régina Mercês.

"O atendimento presencial nos postos do CadÚnico, dentro dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), continua sendo necessário para confirmação dos dados cadastrais. Depois de fazer o pré-cadastro, o beneficiário tem 120 dias para comparecer ao Posto do Cadastro Único, do Cras de seu município, para confirmar e completar as informações do seu CadÚnico", orienta.

"O aplicativo também possibilita às pessoas que não tiverem nenhuma alteração dos dados cadastrais, como alteração de renda na composição familiar, endereço, ou escolaridade, apenas para fazer a atualização por confirmação dos dados no aplicativo", orienta Régina Mercês.

De acordo com informações do CadÚnico, o Tocantins possui, atualmente, 328.913 mil pessoas cadastradas no Cadastro Único. Deste total, 39% das famílias vivem em situação de extrema pobreza, 12% em situação de pobreza, 26% são famílias de baixa renda e 23% das famílias possuem renda acima de meio salário-mínimo.

Para mais informações sobre o passo a passo da utilização do aplicativo, acesse o site: https://ead.cidadania.gov.br.

Cadastro Único

O Cadastro Único do Governo Federal é a principal base de dados para identificar a situação em que vivem as famílias de baixa renda, é requisito obrigatório para receber os auxílios governamentais.

A ferramenta permite que o governo tenha acesso a informações como identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, residência e utilize os dados para seleção e inclusão das famílias em programas sociais do governo federal.

Entre os benefícios que exigem o CadÚnico estão o Programa Auxílio Brasil (substituto do Bolsa Família), Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Casa Verde Amarelo, Auxílio Gás, isenção de taxa em concursos públicos, entre outros.

Para se inscrever no Cadastro Único quem comprovar que: Têm renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa (R$ 606,00); ou têm renda mensal familiar total de até três salários mínimos (R$ 3.636,00); ou ainda se possuir renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do Governo.