Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins (Seagro), em parceira com o com o curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), levará para a 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022) a estrutura do Hospital Veterinário (HVET) para realizar atendimentos aos animais que estarão em exposição durante o evento.

A Agrotins acontece de 10 a 14 de maio, no Parque Agrotecnológico do Tocantins, na TO-050, saída para Porto Nacional.  A chegada dos animais está programada para os dias 8 e 9 de maio e a saída deve acontecer no dia 14 após a finalização da feira. A pedido da Seagro, o Hospital Veterinário estará de plantão na Agrotins desde o dia 8, tendo como objetivo de prestar atendimento, se necessário, aos animais que serão expostos na feira caso aconteça algum acidente no transporte e /ou desembarque e embarque, dando assim suporte técnico veterinário aos produtores.

De acordo Mara Luce Borges Leal, gerente de Pecuária da Seagro, as universidades são parceiras da Seagro em todos os eventos. “Fomos elencando necessidades a cada edição da feira e vimos que era preciso termos profissionais disponíveis em caso de acidentes, considerando sempre o bem-estar e a segurança dos animais. A expectativa é que nenhum animal necessite de atendimento para algum caso mais grave, mas se necessário for, estaremos preparados”, explica.

Para a Agrotins 2022 a intenção do HVET é criar um ambiente de orientações aos produtores dos serviços oferecidos. O momento será oportuno para apresentar a comunidade local que no HVET encontram-se atendimentos diferenciados para os animais, sejam eles: equinos, bovinos, caprinos, ovinos, cães, gatos e animais selvagens de uma forma geral.