Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Márcio Vieira

Foto: Márcio Vieira

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou nessa segunda-feira, 25, na Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso, em Palmas, a abertura oficial da 31ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e da 8ª edição dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets), considerado o maior evento esportivo escolar do estado. Este ano, estima-se a participação de mais de 18 mil estudantes das redes pública e privada de educação do estado.

A cerimônia de abertura começou com o desfile de delegações das escolas de Palmas e dos representantes das Diretorias Regionais de Educação. Em seguida, apresentações artísticas de dança, pirofagia e ginástica rítmica transmitiram ao público a ideia de que a chama da esperança nunca pode se apagar e que os jogos estudantis do Tocantins estão recomeçando após dois anos de interrupção.

O secretário de Educação, Fábio Vaz, destacou que o retorno das competições é muito importante para a educação tocantinense. “Esse recomeço no pós-pandemia é um momento de celebração do esporte e da Educação. Os Jets e Parajets 2022 unem estudantes em busca do sonho de serem campeões. Os jogos proporcionam também aprendizagem em um intercâmbio cultural. Desejo muito sucesso a todos os atletas”, declarou.

A estudante Stefany Sousa Moreira, 16 anos, desfilou com seus companheiros do Centro de Ensino Médio Castro Alves. A atleta conta que se mudou recentemente para a Capital e que vai competir pela primeira vez nos Jets na modalidade futsal feminino. “Estou achando bem legal tudo que estou vendo aqui e espero que a gente represente bem a nossa escola nas competições”, disse.

Outro momento marcante e representativo da cerimônia foi a condução da tocha olímpica, feita pelo atleta indígena Maurício Pasiku Xerente, pelo mestre de judô Celso Galdino de Araújo, representando os professores e treinadores, e pela miss Capim Dourado, Ludimila de Oliveira, que trouxe em seu vestido elementos da cultura regional e da identidade visual dos Jets. O acendimento da pira olímpica ficou sob a responsabilidade do paratleta Ilquias Lopes Pereira.

Etapas

Os competidores que se classificaram nas eliminatórias municipais disputam, a partir de agora, as vagas em uma das 14 etapas regionais, que ocorrem entre 25 de abril e 11 de julho. Os vencedores dessas fases seguem para as finais na etapa estadual, que ocorrerão em datas diferentes para as categorias 15 a 17 anos e 12 a 14 anos. A Regional Palmas inaugura o calendário desta fase, com jogos e competições entre os dias 25 e 30 de abril.

Os Jets promovem disputas em diversas modalidades individuais e coletivas, como voleibol, futsal, handebol, basquete, tênis de mesa, xadrez, ciclismo, vôlei de praia, badminton, judô, ginástica rítmica, natação e atletismo. Para acessar o calendário completo dos jogos e os regulamentos das modalidades basta clicar neste link disponível no site da Seduc.

Disputa nacional

Os campeões do Estado na categoria 15 a 17 anos garantem vaga na etapa nacional dos Jogos da Juventude, de 2 a 17 de setembro, em Aracajú (SE). Já os classificados na categoria de 12 a 14 anos representam o Tocantins nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s).

8º Parajets

Este ano, a etapa estadual dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins foi dividida em dois momentos. De 27 a 28 de maio ocorrem as provas de atletismo, natação e bocha. Já no período de 21 a 22 de junho terão as competições de tênis de mesa e parabadminton.

Os vencedores dos Parajets garantem vaga nas Paralimpíadas Escolares. Na temporada 2022, o evento contará com três fases regionais classificatórias para a nacional. O Tocantins competirá na etapa regional de Brasília nas modalidades de atletismo, natação e bocha. Se classificados, ao paratletas tocantinenses irão defender o Estado na etapa nacional que acontece em São Paulo, no mês de novembro de 2022.