Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), realiza o “Dia D de Vacinação” contra a Gripe/Influenza e o Sarampo no sábado, 30, das 7h às 17h, em todas as Unidades Básicas de Saúde – UBS.

Neste dia D podem vacinar contra a Gripe/Influenza os idosos com 60 anos ou mais, os profissionais da saúde e as crianças 06 meses a menores de 05 anos (4 anos 11 meses e 29 dias). E devem receber a vacina contra o Sarampo as crianças também de 06 meses a menores de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias). Além disso, as equipes da Semus estarão fazendo a atualização de cartão vacinal de crianças e adultos.

De acordo com o Ministério da Saúde, o público infantil deve tomar uma dose dos dois imunizantes. Não há necessidade de cumprir intervalo para a aplicação das vacinas contra o Sarampo e Influenza. Dessa forma, as duas vacinas poderão ser administradas no mesmo dia.

Segundo o secretário municipal da saúde de Gurupi, Sinvaldo dos Santos Moraes, é necessário que haja uma grande mobilização para fortalecer o esquema vacinal destes grupos. “O Dia D de Vacinação vem para fomentar a aplicação das doses de vacina, assegurando maior proteção para a população. Neste sábado, todas as Unidades de Saúde estarão vacinando o público dessa etapa da vacinação, para atualizar o cartão de vacina”, afirma Sinvaldo.

Os trabalhadores da saúde devem receber uma dose de vacina contra a Influenza e, também, atualizar o cartão de vacina caso não tenham tomado o imunizante contra o Sarampo.

A coordenadora de imunização de Gurupi, Lilamara Oliveira Miranda Tavares, reforça que Gurupi segue a campanha nacional de vacinação e o “Dia D” é realizado em todo o país. “Estamos finalizando a vacinação deste público-alvo para avançar nos demais públicos a partir da semana que vem”, explica Lilamara.

A partir do dia 2 de maio, próxima semana, o público-alvo será ampliado para todos e a vacinação segue até dia 3 de junho.

Para se vacinar, basta comparecer à UBS mais próxima com os documentos pessoais e os cartões de vacina e do SUS.

Locais de vacinação

1. UBS Vila Nova

09. UBS Waldir Lins

2. UBS São José

10. UBS Sol Nascente

3. UBS Sevilha

11. UBS Pedroso

4.UBS Rosendo (Rua 15 c/ Av. Bahia)

12. UBS Buritis

5. UBS Casego

13. UBS Parque das Acácias

6. UBS Vila Íris

14. UBS Campo Belo

7. UBS Bela Vista

15. UBS João Manoel (Rua 06)

8. UBS Nova Fronteira

16. Policlínica

Vacinas

A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde - SUS é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

Já a vacina do Sarampo faz parte das doses de rotina e tem por objetivo aumentar a cobertura vacinal na população e, assim, evitar surtos. A tríplice viral é uma vacina atenuada, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.