Novos radares de trânsito foram instalados na cidade de Palmas e para o seu funcionamento, é necessário que os equipamentos atendam ao Regulamento Técnico Metrológico, aprovado pela Portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nº 544/2014, referente à obrigatoriedade de verificação de radares de velocidade em novos instrumentos.
Para tanto, a equipe técnica da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado no Tocantins, realizará as operações de Verificação Inicial em dois novos instrumentos medidores de velocidade na Capital.
A ação acontece nesta terça-feira, 3, e os motoristas devem ficar atentos ao impedimento do trânsito que será isolado para a aferição dos equipamentos por cerca de quarenta minutos em cada local. As operações de verificação de radares contam com o trabalho da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Palmas (ATTM) para o apoio, suporte necessário e isolamento do trânsito durante os testes metrológicos.
Ensaios metrológicos em radares novos
Nos ensaios metrológicos, um veículo oficial da AEM passa pelo medidor de velocidade, em média de dez vezes (para instrumentos novos), com um aparelho que é calibrado pelo Inmetro e que ao passar pela barreira eletrônica, compara a velocidade fornecida pelo radar com a do veículo. De acordo com os dados encontrados na vistoria, com base nessa equiparação, o radar pode ser aprovado ou reprovado.
Os radares são equipamentos que orientam aos motoristas sobre velocidades máximas permitidas nas vias, conforme estudos de engenharia de trânsito que visam reduzir acidentes.
O presidente da AEM, Rérison Castro reforça que a ação, “visa atestar a leitura dos medidores de velocidade para veículos automotores em conformidade com a velocidade permitida nas vias, bem como verificar se a velocidade que os radares marcam dos veículos que estão passando por ele está correta e se estão de acordo com o verificado pelo Inmetro”, destaca o gestor.
Radar reparado também será verificado
De acordo com o regulamento metrológico, radares que passam por reparo também necessitam passar por aferição. O radar é um equipamento extremamente sensível e precisa estar com a verificação em dia. Raios e quedas de energia podem fazer com que o equipamento necessite de reparo e, posteriormente, de aferição pós-reparo
Novos radares que serão verificados
03/05 - Terça-feira
08h30 – Rua Goiás, faixa de pedestre (Escola Municipal Thiago Barbosa – Aureny 2) – Sentido Oeste
09h15 – Rua Goiás, faixa de pedestre (Escola Municipal Thiago Barbosa – Aureny 2) – Sentido Leste
Radar pós-reparo
10h15 – Av. Teotônio Segurado com Av. LO 25 (Sindepol) – Sentido Norte