Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A Prefeitura de Araguaína vai expandir as feiras livres para mais bairros a partir deste mês de maio. O primeiro ponto adicionado à programação dos comerciantes fica no estacionamento da Nova Feirinha e iniciará na quarta-feira, 4, com vendas de produtos de 31 feirantes, das 7 às 19 horas. Serão comercializadas carnes de peixe e porco, verduras, queijos, café torrado, bolos, lanches, frutas, cereais, temperos, plantas, polpas, vestuários, artesanatos, entre outros.

Na última quinta-feira, 28, foi realizada uma reunião com os feirantes para alinhar os últimos detalhes para o evento. Nathalia Brito, de 23 anos, assumiu o negócio do avô, em janeiro, para as vendas de bolsas e acessórios na Nova Feirinha. “A feira livre chama atenção porque é uma chance de comprar um produto de qualidade com preço melhor. Será importante também para aumentar o movimento nos boxes, pela curiosidade do cliente de entrar para conhecer”.

Para o comerciante Carlos Alves, 52 anos, que participa das feiras do Mercado Municipal e Entroncamento há 25 anos, esta será mais uma oportunidade de mostrar os produtos de qualidade que são comercializados em Araguaína. “Trabalhamos com carne de porco inspecionada, todas embaladas a vácuo. Produzimos banha, bacon, calabresa e outros derivados. O que mais vendemos são as linguiças cuiabana e a com jiló”.

Programação da expansão

De acordo com o superintendente da Fundação de Atividade Municipal Comunitária (Funamc), Neif Gomes, a nova feira livre será importante para avanço da ampliação de mais pontos. “Nossa intenção é manter regularmente o ponto da feirinha, às quartas-feiras. Vamos avaliar a movimentação para definir se será necessária alguma alteração. O próximo ponto a ser implantado fica no canteiro da Avenida Guaíba, no Setor Araguaína Sul”.

Estrutura e segurança

Para contar com um estacionamento, que será utilizado para as tendas, a área entre a Avenida Tiradentes e a Rua Coronel Fleuri recebeu limpeza e nivelamento, onde ficava a segunda quadra da antiga Feirinha, já demolida.

A segurança do local será realizada por vigilantes, com apoio da GMA (Guarda Municipal de Araguaína) e PM (Polícia Militar). A feira terá apoio ainda da estrutura do prédio da Nova Feirinha, que tem banheiros e bebedouro.

Comerciantes interessados em participar das novas feiras podem procurar os administradores Gilmar Brito e Washington Nascimento no Mercado Municipal ou pelo telefone.