Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Galeria Municipal de Artes, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, recebe a partir desta segunda-feira, 2 de maio, a exposição ‘Entrecruzamento de Ideias’, de Solange Alves. Na mostra, a artista permite aos visitantes mergulhar no mundo virtual de sua arte, e aproveitarem os menores pequenos detalhes das suas obras. 

A exposição, que terá abertura às 19h30, será contada por meio da técnica vídeo mapping (técnica que consiste na projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares) que produz uma nova experiência aos visitantes. O projeto foi patrocinado com recursos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Segundo a Solange Alves, o público poderá participar de uma exposição imersiva que vai reunir 10 obras, apresentadas de forma inédita, num projeto, que concilia a arte no sentido mais clássico e convencional com o arrojo e 'disrupção' digital. Usando tecnologia de projeção para criar uma viagem sensorial extraordinária, a exposição usa um mix de luzes, artes, cores, música e formas para dar ao visitante a sensação de estar dentro das obras da artista. “As obras são alvos de animações, efeitos imersivos e desconstruções que vão permitir aos visitantes uma aproximação à arte numa experiência única de cor, texturas e expressão”, afirma a artista.

As obras foram criadas e elaboradas especialmente para essa projeção, conforme contra a artista. Elas ganharam movimento mudando a expressão a cada segundo. "'O Sonho está Sonhando a Si Mesmo' é uma ambígua e enigmática incursão no mundo de matérias sólidas prestes a se diluir para nós. Existe um contínuo de experiências onde a realidade e a imaginação, de forma imperceptível, fluem para dentro uma da outra", enfatiza a artista.

A direção criativa digital do vídeo mapping é uma realização da produtora - Ateliê 4 ventos, que está a cargo dos profissionais de audiovisual, Inês Theodoro, Wilson Alves e Júlio Cesar Theodoro. A projeção tem a duração de aproximadamente 15 minutos.

Sobre Solange

Solange Alves é natural de Santo André-SP, radicada em Palmas-TO desde 1996. Cursou Publicidade e Ilustração na Faculdade Panamericana de Artes e Desing, em São Paulo-SP.