Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Ademir dos Anjos

Foto: Ademir dos Anjos

Idealizado pela senadora Kátia Abreu (Progressistas), o programa que está trazendo de volta a capacidade de enxergar de muitos tocantinenses, o Catarata Zero, foi retomado nesta última sexta-feira, 29, nos polos de Gurupi, no sul do Estado, e de Colinas, na região centro-norte do Tocantins. O procedimento, que faz parte do maior programa de cirurgias de catarata já realizado no Tocantins, deu-se em 163 pacientes no polo de Gurupi e em 173, no de Colinas.

A senadora ressalta que entende a necessidade desse programa na vida de muitos tocantinenses que aguardam há anos pela cirurgia de catarata. “Estamos levando esse benefício a todos os municípios. Agora mais uma vez Gurupi e Colinas recebem o programa” disse.

Em Gurupi, as cirurgias foram realizadas na sexta, dia 29, e no sábado, dia 30. Na cidade de Colinas o programa também seguiu nesses dois dias, mas se estendeu até este domingo, 1º de maio.

A meta nesta nova fase é realizar 1397 procedimentos na cidade do sul e 510, na do centro-norte este ano. Somando somente as cirurgias efetuadas nos municípios de Gurupi e em Colinas em 2022 já são 587 e 431, respectivamente.

Kátia, ainda, garante que até o final do ano será zerada essa demanda acumulada há mais de 15 anos no Estado do Tocantins.

Retomada das cirurgias

O polo do Catarata Zero em Gurupi atende os municípios de Aliança, Almas, Alvorada, Araguaçú, Arraias, Aurora, Cariri, Combinado, Conceição, Crixás, Dianópolis, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Jaú, Lavandeira, Novo Alegre, Novo Jardim, Palmeirópolis, Paranã, Peixe, Ponte Alta do Bom Jesus, Porto Alegre do Tocantins, Rio da Conceição, Sandolândia, Santa Rita, São Salvador, São Valério, Sucupira, Taguatinga, Taipas e Talismã.

Já no polo de Colinas, na região centro-norte, são contempladas Arapoema, Bandeirantes, Bernardo Sayão, Brasilândia, Couto Magalhães, Itacajá, Itapiratins, Itaporã, Juarina, Palmeirante, Pequizeiro, Presidente Kennedy, Pau D'Arco e Tupiratins.

Aguardando há três anos pela cirurgia de catarata, a moradora de Gurupi Maria De Fátima mencionou, emocionada, que não enxergava mais nada. “Só a sombra” expôs. “Agora estou enxergando tudo'', continuou ela enfatizando estar satisfeita com o tratamento.

José de Ribamar de Brito também disse estar agradecido pela ação realizada em Gurupi, onde foi operado ele e sua esposa. Ambos vinham aguardando o procedimento por anos. “Agradecer primeiro a Deus e depois a senadora Kátia Abreu”, expressou.

Catarata Zero

O Catarata Zero foi iniciado em 2019 após a senadora destinar para os municípios polos (onde acontecem as cirurgias) recursos que somam hoje 14 milhões de reais. Até o momento foram realizadas quase 10 mil cirurgias.