Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Vitória Soares

Foto: Vitória Soares

Neste ano, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) marcará presença pela primeira vez em uma das maiores feiras agrotecnológicas da região Norte, a Agrotins 2022. Com o intuito de colaborar com a execução de projetos que visam a redução de parte da pena para as pessoas privadas de liberdade, a Seciju está disponibilizando mão de obra de custodiados para trabalharem na montagem de parte da estrutura que irá receber a Feira entre os dias 10 e 14 de maio.

A Seciju, por meio da Gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e da Gerência de Administração e Operações, criou um cronograma de quatro dias de trabalho para os custodiados junto à equipe de organização da Feira. Durante a execução dos trabalhos de construção e calçamento de uma passarela que irá auxiliar o trânsito de autoridades para acesso a um dos galpões da Feira, os presos estão sendo escoltados pelos policiais penais.

Para o policial penal da gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso responsável pela organização do Stand na Feira, Norton Netto, essa é mais uma oportunidade de reintegração social que o Sistema Penal preza. “É uma forma de demonstrar as habilidades profissionais, a capacidade do custodiado, a disposição da Secretaria, além de abrir novas oportunidades para que os custodiados tenham uma profissão quando saírem em liberdade”, afirmou.

Stand da Seciju na Agrotins 2022

Este é a primeira vez que a Seciju participa da Agrotins e, além da disponibilização da mão de obra de custodiados na montagem da estrutura, o Sistema Penal terá um stand para divulgar os trabalhos realizados por presos das unidades penais do Tocantins. O objetivo é dar visibilidade aos projetos de reinserção social por meio da educação, da profissionalização e do trabalho executados pela Secretaria no âmbito do Sistema Penal do Tocantins.

A Agrotins é uma das maiores feiras do Norte do país e acontece anualmente no Parque Agro tecnológico do Tocantins, saída para Porto Nacional e que ocupa cerca de 60 hectares de sua área total, onde são instaladas unidades demonstrativas de agronegócio. Toda essa estrutura física movimenta milhões de reais em negócios, além de levar tecnologia e conhecimento aos participantes.