Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em Gurupi, pouco mais de 5.800 Microempreendedores Individuais (MEI’s) precisam fazer a Declaração Anual do Simples Nacional (Dasn-Simei), cujo prazo foi prorrogado e segue até o dia 30 de junho.

A declaração do Dasn-Simei é referente ao ano calendário de 2021 e o documento deve informar os valores totais das vendas/prestações de serviços feitas no ano anterior. Esta declaração precisa ser feita mesmo que o MEI não tenha registrado faturamento durante o ano de 2021.

Caso o contribuinte não faça a declaração como MEI ou a entrega ocorra fora do prazo, isso resultará em multa que pode ser de R$ 50 até 20% dos impostos pagos mensalmente. Além disso, o CNPJ ficará irregular.

“Às vezes alguns MEI’s deixam de declarar por falta de conhecimento da data limite. Esta é a razão de estarmos aqui chamando essas pessoas para fazerem a sua declaração. Sem este documento os MEI’S podem ser impedidos de emitir nota fiscal, participar de licitação e ter o nome negativado. São transtornos que podem ser evitados fazendo a Declaração Anual do Simples Nacional”, frisou a diretora municipal de Indústria e Comércio, Daniella Vitorino.

A declaração pode ser realizada diretamente pelo site da Receita Federal.

Quem precisar de ajuda ou quiser tirar alguma dúvida pode procurar a Sala do Empreendedor, que fica na Sede da Prefeitura de Gurupi, na Rua 1 esquina com Av. Maranhão, no Centro da cidade. O horário de funcionamento é das 08h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.