Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Marcela Tobias de Araújo Romão

Marcela Tobias de Araújo Romão Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Marcela Tobias de Araújo Romão Marcela Tobias de Araújo Romão

O Brasil estará presente à Regeneron ISEF (International Science and Engineering Fair), que acontece entre os dias 8 e 13 de maio, em Atlanta, Georgia (EUA), com uma delegação composta diversos estudantes, dos quais, 11 foram premiados na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que acontece anualmente no Rio Grande do Sul, promovida pela Fundação Escola Liberato Salzano Vieira da Cunha. Estudante no Tocantins, Marcela Tobias de Araújo Romão, 17 anos de idade, será uma das participantes.

O projeto da estudante tocantinense foi credenciado através da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). O orientador é Carlos Fonseca Sampaio.

O projeto tem por objetivo estudar o potencial biotecnológico de quatro espécies de oleaginosas do Cerrado quanto aos parâmetros biométricos dos frutos, bem como as características físico-químicas do óleo, da polpa, do mesocarpo e das possíveis aplicações, com a finalidade de contribuir com a pesquisa científica, tecnológica, inovação, bem como com os programas de melhoramento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). As análises visam aplicação no contexto econômico regional na cidade de Augustinópolis/TO.

A Regeneron ISEF é considerada a maior feira pré-universitária de ciências do mundo.