Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Inspirados pelas lutas e sentimentos das pessoas durante o isolamento social causado pela pandemia, o projeto audiovisual experimental “Poesias do Eu” terá sessão aberta ao público no cinema nesta sexta-feira, 6. A exibição é gratuita e acontecerá no Cine Sesc (502 Norte), às 20 horas, com bate-papo do elenco com o público após a exibição. 

O criador e produtor do projeto, Gabriel Deeaz, explica que os vídeos trazem interpretação de textos literários do poeta Gilson Cavalcante sobre angústias, dores, loucuras, desejos, felicidades, amores e delírios vividos nos dois últimos anos. “Esses são sentimentos universais, que todos sentimos e a partir dos livros inéditos do poeta Gilson Cavalcante criamos um projeto que demonstra um pouco desses momentos passados por todos nós neste período conturbado da humanidade”. 

Atos

A obra tem como cenário principal o distrito de Taquaruçu e conta a história em três atos. No primeiro ato, chamado de “A Natureza do/e o Eu”, as poesias desenvolvem-se inspiradas na natureza humana, dos animais, das plantas e das relações entre eles. O segundo vídeo se chama “Eu na/ e a Solidão”, com poesias que tratam de assuntos relacionados à solidão, que atingiram grande parte das pessoas que têm no seu dia a dia o encontro com colegas, amigos ou familiares. E o terceiro vídeo encara o assunto que nos ronda durante esta pandemia, a morte. Encarar ela, pensar, imaginar, sofrer dela e por ela. Este se chamará “A morte do/e Eu”.

Os poemas serão interpretados por seis atores provenientes do curso de teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob a direção do professor Gustavo Henrique.

Poesias do Eu é uma realização da Quiron Produções e foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc, promovido através da Fundação Cultural de Palmas – Prefeitura Municipal de Palmas e através da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) – Governo do Estado do Tocantins e Fundo Nacional de Cultura – Governo Federal.