Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Marcel de Paula

Foto: Marcel de Paula

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), com o apoio de parceiros públicos e privados, inicia nesse sábado, 7, o projeto Natureza+Limpa, ação de limpeza de rios e córregos no distrito de Taquaruçu. A saída será a partir das 8h, com abertura na Escola Municipal Crispim Pereira Alencar. O projeto é fruto de intensas discussões e de parcerias com órgãos públicos federais, estaduais e municipais, além da iniciativa privada.

As equipes vão percorrer o córrego urbano central de Taquaruçu,  recolhendo resíduos e conscientizando a comunidade quanto à necessidade de mudança de hábitos, o uso sustentável dos recursos naturais e, principalmente, a importância de manter os córregos e cachoeiras limpos, evitando a contaminação do solo e das águas pelo descarte inadequado do lixo.

O projeto prevê sete ações de campo para limpeza de rios, córregos e suas margens. Segundo a diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, Erliette Gadotti, a iniciativa é inspirada no projeto “Rios+Limpos”, do Ministério do Meio Ambiente, que promove limpeza de cursos d’água e conscientização da população em diferentes localidades do Brasil, e teve uma edição em Palmas no dia 19 de março.

“Essa é uma ação importante não só pela limpeza das águas, mas também para a sensibilização da população quanto à necessidade de preservação dos recursos naturais, além da destinação adequada dos resíduos, pois todo o material recolhido será doado para as cooperativas de catadores”, explica a diretora.

São parceiros na realização da ação a Guarda Metropolitana de Palmas, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental, o 22º Batalhão de Infantaria, a Defesa Civil Estadual, o Ministério Público Estadual do Tocantins (MPE), a Rede TO Sustentável, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a BRK Ambiental, o Corpo de Bombeiros do Tocantins, a Cooperativa de Catadores, a Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas (CBHLP) e a Ferpam Ferramentas, Parafusos e Máquinas.