O Festejo de São Luís Orione, da Paróquia São Luís Orione iniciou nesse sábado, 7. Com o tema da festa: "Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis?" (Mt 5,46) e o lema: "No mais miserável dos homens brilha a imagem de Deus" (São Luís Orione), os festejos em honra ao padroeiro serão realizados de 7 e 16 de maio de 2022, com celebrações de missas sempre às 19h. A Paróquia São Luís Orione está localizada na Quadra 904 Sul, em Palmas/TO.
Este ano, a 21ª edição dos festejos será totalmente presencial e terá noites temáticas, representadas por segmentos da sociedade: Artistas; Segurança Pública, Comerciantes; Educação; Homem do Campo e Saúde. Após as Missas, a programação contará com quermesse, leilão, barracas de comidas e bebidas típicas, apresentações de artistas regionais e noites temáticas.
Nas celebrações, participarão padres convidados de outras paróquias do Tocantins: Wagner Correia, Pároco da Paróquia São João Batista, de Aliança do Tocantins; Wenderson da Rocha, Pároco da Paróquia Catedral Nossa Senhora da Consolação, de Tocantinópolis; José Fernandes, Reitor do Seminário São João Paulo II de Palmas e a presença do padre Geraldo Dionízio Basílio, o primeiro pároco da Paróquia São Luís Orione, entre outros.
Obra social
A arrecadação dos festejos deste ano contribuirá com a manutenção das atividades paroquiais e será de fundamental importância para a obra social Pequeno Cotolengo de Palmas. A obra acolhe pessoas com deficiência intelectual oriundas de famílias carentes. Com os acolhidos, são desenvolvidas, ao longo da semana, ações educativas, interativas, musicoterapia, atividades físicas, dança, tecnologia assistida, alimentação saudável e outras atividades da vida diária dos assistidos. Tudo mantido por meio de doações.
O Pequeno Cotolengo de Palmas multiplicou-se pelas mãos de São Luís Orione, fundador da Pequena Obra da Divina Providência, sendo levado para diversos países. É uma instituição reconhecida e premiada pela excelência do trabalho que presta. Existem diversos Pequenos Cotolengos no País e, a execução das atividades do projeto na Paróquia São Luís Orione, torna a iniciativa pioneira no Estado do Tocantins.
Quem foi São Luís Orione?
São Luís Orione é um dos maiores e mais conhecidos apóstolos da caridade. Nasceu em Pontecurone, lugarejo do Piemonte, na Itália, em 23 de junho de 1872. Foi ordenado sacerdote em 13 de abril de 1895, em Tortona. No dia de sua primeira missa, tomou a decisão de não ser um padre somente para os que iam à Igreja, mas ser padre para todos, especialmente para os mais afastados da Igreja e para os pobres. Para atender a tantas obras, fundou as Congregações Religiosas: Pequena Obra da Divina Providência, eremitas da Divina Providência, Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade e Irmãs Sacramentinas Cegas. João Paulo II o beatificou em 26 de outubro de 1980.
Depois de reconhecidas suas virtudes heroicas e sua bondade em vários milagres comprovados e aprovados, o mesmo Papa João Paulo II o proclamou Santo da Igreja numa missa de Canonização na Praça de São Pedro, em Roma, no dia 16 de maio de 2004. De acordo com dados da Congregação Orionita, são mais de 2 mil religiosos, religiosas, leigos e consagrados orionitas no mundo; mais de 50 mil assistidos com as obras orionitas; 128 paróquias e 11 santuários.