Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Mari Rios

Foto: Mari Rios

A etapa regional dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) 2022 chegaram a Porto Nacional. Na cerimônia de abertura, realizada na noite dessa terça-feira, 10, a Secretaria da Educação (Seduc) reuniu as delegações das escolas, alunos, torcedores, equipes e organizadores para celebrar a abertura oficial das competições, no Colégio Militar do Tocantins Custódia da Silva Pedreira.

Os torneios da regional seguem até o próximo dia 14 de maio, nas modalidades futsal, voleibol, handebol, vôlei de praia, tênis de mesa e atletismo. São 24 escolas representando as cidades de Brejinho de Nazaré, Chapada da Natividade, Fátima, Ipueiras, Monte do Carmo, Natividade, Pindorama, Ponte Alta, Porto Nacional, Santa Rita, Santa Rosa e Silvanópolis.

O superintendente de Administração, Infraestrutura e Obras da Seduc, Marcos Tadeu, representou o secretário da Educação, Fábio Vaz, na abertura. “Estamos iniciando hoje as regionais de Porto Nacional e Gurupi. Muito nos alegra em ver esse engajamento dos estudantes em participar dos jogos que buscam fortalecer o desporto escolar e momentos de integração”, afirmou.

O estudante Edimael Limeira de Almeida, está na 1ª série do ensino médio. O jovem tem 15 anos e há dois vem treinando para dar o melhor de si nas competições. “É a primeira vez que participo destes jogos, que são muito importantes para as escolas do nosso Estado. Esforcei bastante para chegar até aqui e fazer bonito. Quero levar a vitória para nossa escola”, ressaltou.

Palmas inaugurou os jogos e já definiu os primeiros finalistas para a fase estadual, prevista para ocorrer, respectivamente, em junho e outubro nas categorias 15 a 17 e 12 a 14 anos. As regionais de Arraias e Dianópolis realizaram as competições, na semana passada, e também já conhecem os vencedores que participarão das finais.  

Esta é a 31ª edição dos Jets e 8ª edição dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets), que juntos são considerados o maior evento esportivo estudantil do estado. Neste ano, é esperada a participação de 18 mil atletas em diversos esportes, como futsal, handebol, basquete, vôlei (quadra e praia), tênis de mesa, badminton, judô, xadrez, ginástica rítmica e atletismo.   

Próximas etapas

Araguatins – 17 a 21/05

Tocantinópolis – 17 a 21/05

Colinas – 24 a 27/05

Pedro Afonso – 24 a 27/05

Miracema – 24 a 27/05

Guaraí – 31/05 a 03/06

Paraíso – 31/05 a 04/06

Palmas Interior – 7 a 10/06

Araguaína – 7 a 11/06