Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Matheus Alcântara

Foto: Matheus Alcântara

Integrando a Agrotins 2022, a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), iniciou nessa terça-feira, 10, os trabalhos no Pavilhão do Desenvolvimento – A casa do empresário na Agrotins. A estrutura é um espaço preparado para a exposição e comercialização de produtos e para viabilização de um ambiente de negócios, para quem expõe e visita o local.

O Pavilhão do Desenvolvimento conta com mais de 40 estandes divididos entre setores como vestuário, alimentação, utensílios domésticos e muito mais. No local também há um espaço dedicado a entidades federativas do Estado, que prestam apoio ao empresário que visita a feira e busca saber mais sobre as possibilidades de inserção no cenário comercial e industrial do Tocantins.

“Estamos com estande do Sest/Senat aqui no Pavilhão do Desenvolvimento com uma programação de orientações para quem realiza atividade transportadora e para todas as empresas ou produtores que realizam o transporte dos seus produtos. Nós oferecemos orientações sobre quais são os cursos necessários para a realização do transporte, sobre amarração de carga, orientações também sobre infrações de trânsito que são as mais comuns aqui nas rodovias do Estado. Também estamos divulgando todos os serviços que o Sest/Senat oferece para atendimento aos empresários”, pontuou Mauro Galvão, diretor do Sest/Senat.

No primeiro dia do evento, os empresários expositores aproveitam para estabelecer contato com os visitantes e convidá-los a conhecerem um pouco mais do que vem sendo apresentado. Para o empreendedor Ailton Palmeira, responsável pelo empreendimento Cachaça Palmeirinha, o evento é uma oportunidade para impulsionar o seu negócio e expandir o alcance da sua marca.

“Sou de Combinado e sou produtor de cachaça há 19 anos. Este ano é a primeira vez que eu venho expor minha marca própria e divulgar o meu produto com o objetivo de expandir para a capital. É uma oportunidade ímpar para nós porque é uma divulgação do nosso trabalho a nível estadual e até nacional”, disse o empreendedor

“Para nós é uma satisfação muito grande estar participando desta feira no Pavilhão do Desenvolvimento. O Amor Perfeito é o biscoito tradicional e referência da nossa cidade, é considerado patrimônio histórico e vamos aproveitar essa oportunidade para que possamos crescer e aumentar nossas vendas”, completou Marques Nunes, representante da marca Amor Perfeito.

Para o gestor da Sics, Carlos Humberto Lima, o Pavilhão do Desenvolvimento propicia a integração do pequeno empresário a um ambiente de credibilidade e visibilidade, oferecido pela estrutura da Agrotins, a maior feira agrotecnológica da região norte do Brasil.

“Estar na Agrotins é uma grande oportunidade para o pequeno empreendedor, aqui ele tem contato com pessoas de diversos lugares, não apenas do Tocantins, mas de todo país. E isso possibilita que ele divulgue a sua marca, conheça outros mercados e alavanque os seus negócios. A Sics fica muito feliz em proporcionar essa oportunidade ao empreendedor, afinal nós trabalhamos na missão de promover o crescimento socioeconômico para o Estado, através do incentivo para aquele que contribui com a geração de emprego e renda para a nossa região”, afirmou o secretário.

A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Seagro, da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapt), da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais, entre outras.

Entidades Parceiras do Pavilhão do Desenvolvimento

Secretaria de Cidadania e Justiça do Estado do Tocantins (Seciju), Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Sistema OCB/TO, Sest/Senat, Faet/Senar, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio), Associação de Distribuidores e. Atacadistas do Estado do Tocantins (Adat) e Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav/TO).