Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Começou a circular nesta quinta-feira, 12, campanha publicitária de alerta sobre o abuso sexual praticado contra crianças e adolescentes no ambiente virtual. A iniciativa resulta de parceria do Ministério Público do Tocantins (MPTO), Prefeitura de Palmas e Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca) Glória de Ivone.

A campanha é alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. As mensagens trazem alertas aos pais, principalmente sobre como identificar se seus filhos estão sendo vítimas de abuso e como denunciar este tipo de crime.

Conforme adverte a campanha, as crianças têm acesso às redes sociais cada vez mais cedo, estando preparadas ou não para as interações que o ambiente virtual possibilita. Em caso de abuso, costumam expressar baixa autoestima, sentimentos de culpa e vergonha, ansiedade, automutilação, agressividade, alteração de hábitos de socialização, falta de confiança nos adultos, dificuldade de aprendizagem e outros sinais. Os casos podem ser denunciados ao MPTO pelo telefone 127 ou ao serviço federal Disque 100.

A campanha está sendo veiculada em TVs, rádios, redes sociais e também por meio de outdoor, cartazes e busdoor.

Evento

Nos dias 18 e 19 de maio, acontece presencialmente no auditório do Ministério Público do Tocantins o 1º Encontro de Capacitação sobre o Fluxo de Atendimento às Crianças e Adolescentes Vítimas e/ou Testemunhas de Violência, voltado aos profissionais que atuam na Rede de Proteção de Palmas. Um dos temas centrais será a necessidade de observância da Lei n° 13.431/2017 e do Decreto nº 9.603/2018, que regulamentam o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, inclusive estabelecendo a escuta especializada e o depoimento especial. (MP/TO)

(Foto: Divulgação MP/TO)